Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Brasil volta à lista dos países com mais crianças não vacinadas no mundo

Brasil volta à lista dos países com mais crianças não vacinadas no mundo

Brasil volta à lista dos países com mais crianças não vacinadas no mundo

Uma triste notícia para nós, brasileiros. O Brasil voltou para a lista de países com mais crianças não vacinadas no mundo. O levantamento, feito pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), foi divulgado em meados de julho e nos coloca na 17ª posição no ranking.

Tínhamos deixado a lista em 2023, com o avanço nas imunizações. Mas, um ano depois, voltamos a ocupar um posto entre as 20 nações com mais crianças não vacinadas.

No mundo, cerca de 14 milhões de crianças estão vulneráveis a doenças preveníveis por vacinas e quase 6 milhões tem apenas proteção parcial a essas doenças. Em 2024, nenhuma das 17 vacinas monitoradas alcançou uma cobertura de 90% ou mais. No levantamento, foi considerada a DTP1 (vacina contra difteria, tétano e coqueluche). O imunizante é um marcador de acesso aos serviços de imunização de rotina e serve para identificar crianças que não receberam nenhuma vacina, também conhecidas como crianças “zero dose”.

O Brasil registrou mais de 7.440 casos confirmados de coqueluche em 2024. Denominada popularmente “tosse comprida”, a coqueluche se caracteriza por crises de tosse seca incontroláveis, intercaladas com a ingestão de ar, que podem provocar um som agudo, similar a guincho ou chiado.

O tétano permeia o imaginário popular. A vacina reduziu drasticamente os casos, mas não eliminou a doença. Em 2022, 2023 e 2024 foram confirmados 188, 205 e 219 casos de tétano no Brasil, quase todos entre idosos e adultos. A letalidade permanece altíssima: 26,60%, 29,27% e 26,94%.

A última morte confirmada por difteria no Brasil aconteceu em 2017, em Roraima/Boa Vista, de uma criança de 10 anos proveniente da Venezuela.

Como se vê, precisamos melhorar muito na prevenção de doenças e promoção de saúde no nosso país. A Fundação José Luiz Setúbal tem como uma de suas preocupações o tema da imunização, para isso faz divulgações, patrocina projetos junto com a Unicef para busca ativa vacinal e discute o tema em fóruns.

Fonte:

Brasil volta à lista dos países com mais crianças não vacinadas no mundo, mostram Unicef e OMS

 

Saiba mais:

Sair da versão mobile