PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Bruxismo: o ranger de dentes em crianças
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Bruxismo: o ranger de dentes em crianças

Bruxismo: o ranger de dentes em crianças

04/02/2016
  5475   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Muitas crianças rangem os dentes fazendo um som alto e aflitivo durante o sono. Ranger de dentes (bruxismo) é muito comum, especialmente em pré-escolares.

Na maioria das vezes, o bruxismo desaparece por volta dos 6 anos, mas alguns continuam a “moer” seus dentes na adolescência e até na idade adulta.

O ranger de dentes não significa que seu filho está tendo um pesadelo ou revivendo um evento frustrante do dia. Algumas causas do bruxismo incluem dor (por exemplo, a partir de uma infecção no ouvido ou dentição) e alinhamento impróprio dos dentes. Apesar de estresse e ansiedade também poderem aumentar o ranger de dentes, não há nenhuma conexão comprovada entre os problemas.

Embora exista uma lenda de que o ranger de dentes está associado a verminoses, isto não é comprovado por estudos médicos. Doenças como Parkinson e Huntington e alguns medicamentos usados em adultos também podem ser causa de bruxismo.

Uma vez que geralmente desaparece antes que os dentes permanentes nasçam, na maioria dos casos não há dano para a dentição. No entanto, se você tiver alguma dúvida, verifique com o dentista do seu filho e mencione o problema em todos os check-ups dentários.

O tratamento é realizado pelos odontopediatras.

Leia também: O bruxismo infantil é mais comum do que se pode imaginar. Confira!

Fonte: Sono: O que cada pai precisa saber (Copyright © 2013 Academia Americana de Pediatria)

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Atualizado em 30 de agosto de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • Maria Ap da Silva disse:

    Ola;
    Meu nome é Maria tenho uma filha de 3 anos Maria Vitória ela range os dentes desde que começou a ter ranre tão forte que escuto na babá eletrônica chega a rasgar as chupetas.
    É uma chupeta por semana não sei o quê fazer já levei na odonto pediatra ela disse que tem uma mordida muito torta mas que ela é muito nova que aos 4 anos podemos entrar com aparelho.
    Sera quê resolvê? Me ajudem por favor, ela é uma criança saudável porém muito agitada elétrica brinca muito corre muito não para.

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
fundação José Luiz Setúbal
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Infinis

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.