PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Bruxismo: o ranger de dentes em crianças
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Bruxismo: o ranger de dentes em crianças

Bruxismo: o ranger de dentes em crianças

04/02/2016
  4129   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Muitas crianças rangem os dentes fazendo um som alto e aflitivo durante o sono. Ranger de dentes (bruxismo) é muito comum, especialmente em pré-escolares.

Na maioria das vezes, o bruxismo desaparece por volta dos 6 anos, mas alguns continuam a “moer” seus dentes na adolescência e até na idade adulta.

O ranger de dentes não significa que seu filho está tendo um pesadelo ou revivendo um evento frustrante do dia. Algumas causas do bruxismo incluem dor (por exemplo, a partir de uma infecção no ouvido ou dentição) e alinhamento impróprio dos dentes. Apesar de estresse e ansiedade também poderem aumentar o ranger de dentes, não há nenhuma conexão comprovada entre os problemas.

Embora exista uma lenda de que o ranger de dentes está associado a verminoses, isto não é comprovado por estudos médicos. Doenças como Parkinson e Huntington e alguns medicamentos usados em adultos também podem ser causa de bruxismo.

Uma vez que geralmente desaparece antes que os dentes permanentes nasçam, na maioria dos casos não há dano para a dentição. No entanto, se você tiver alguma dúvida, verifique com o dentista do seu filho e mencione o problema em todos os check-ups dentários.

O tratamento é realizado pelos odontopediatras.

Leia também: O bruxismo infantil é mais comum do que se pode imaginar. Confira!

Fonte: Sono: O que cada pai precisa saber (Copyright © 2013 Academia Americana de Pediatria)

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Atualizado em 30 de agosto de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • Maria Ap da Silva disse:

    Ola;
    Meu nome é Maria tenho uma filha de 3 anos Maria Vitória ela range os dentes desde que começou a ter ranre tão forte que escuto na babá eletrônica chega a rasgar as chupetas.
    É uma chupeta por semana não sei o quê fazer já levei na odonto pediatra ela disse que tem uma mordida muito torta mas que ela é muito nova que aos 4 anos podemos entrar com aparelho.
    Sera quê resolvê? Me ajudem por favor, ela é uma criança saudável porém muito agitada elétrica brinca muito corre muito não para.

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.