Muitas crianças rangem os dentes fazendo um som alto e aflitivo durante o sono. Ranger de dentes (bruxismo) é muito comum, especialmente em pré-escolares.
Na maioria das vezes, o bruxismo desaparece por volta dos 6 anos, mas alguns continuam a “moer” seus dentes na adolescência e até na idade adulta.
O ranger de dentes não significa que seu filho está tendo um pesadelo ou revivendo um evento frustrante do dia. Algumas causas do bruxismo incluem dor (por exemplo, a partir de uma infecção no ouvido ou dentição) e alinhamento impróprio dos dentes. Apesar de estresse e ansiedade também poderem aumentar o ranger de dentes, não há nenhuma conexão comprovada entre os problemas.
Embora exista uma lenda de que o ranger de dentes está associado a verminoses, isto não é comprovado por estudos médicos. Doenças como Parkinson e Huntington e alguns medicamentos usados em adultos também podem ser causa de bruxismo.
Uma vez que geralmente desaparece antes que os dentes permanentes nasçam, na maioria dos casos não há dano para a dentição. No entanto, se você tiver alguma dúvida, verifique com o dentista do seu filho e mencione o problema em todos os check-ups dentários.
O tratamento é realizado pelos odontopediatras.
Leia também: O bruxismo infantil é mais comum do que se pode imaginar. Confira!
Fonte: Sono: O que cada pai precisa saber (Copyright © 2013 Academia Americana de Pediatria)
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 30 de agosto de 2024