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Um estudo publicado na revista Pediatrics de julho analisa o uso da indústria de alimentos com celebridades da música para endossar refrigerantes açucarados e alimentos pobres em nutrientes por meio de campanhas de vários milhões de dólares. Os resultados também demonstraram que essas celebridades são muito populares entre o público adolescente.
O estudo “Endosso de celebridades da música popular no marketing de alimentos e bebidas não alcoólicas”, avaliou 163 celebridades associadas à Billboard Hot 100 Chart 2013 e 2014, e encontrou 65 artistas que tiveram um ou mais alimentos e bebidas endossados entre 2000 e 2014.
O estudo também analisou o valor nutricional dos produtos subscritos e encontrou que 81% eram insalubres, de acordo com o Índice de perfil de nutrientes. 71% das menções de bebidas não-alcoólicas foram para bebidas adoçadas com açúcar, com apenas três menções de água ou um produto relacionado com a água, tal como um filtro.
A indústria de alimentos e bebidas gasta US$ 2 bilhões por ano em anúncios direcionados para a juventude. Especialistas em saúde pública expressaram preocupação com as técnicas de marketing voltadas para adolescentes e têm chamado atenção para mensagens que incentivam o consumo de alimentos saudáveis e bebidas.
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Fonte: Popular Music Celebrity Endorsements in Food and Nonalcoholic Beverage Marketing
Marie A. Bragg, Alysa N. Miller, Juleen Elizee, Shatabdi Dighe, Brian D. Elbel
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 26 de setembro de 2024