Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Cirurgia para tratar Laringomalácia

Cirurgia para tratar Laringomalácia

Cirurgia para tratar Laringomalácia

A Laringomalácia é a causa mais comum de obstrução parcial da garganta na infância e pode aparecer logo no nascimento ou nas primeiras semanas de vida da criança. É uma doença congênita que se caracteriza por má formação das estruturas laríngeas, reduz a inspiração e obstrui a via aérea.

Em casos mais leves, a laringomalácia tem resolução espontânea até dois anos de idade, porém, a cirurgia para correção do problema, chamada Supraglotoplastia, é realizada em aproximadamente 20% dos casos e é indicada apenas nos casos graves, que causam desconforto respiratório, perda de peso ou alteração na deglutição. Tal procedimento deve ser realizado nos casos em que é necessária a retirada das pregas ariepiglóticas e exérese do tecido redundante das cartilagens e nos casos em que há queda da epiglote e colapso no vestíbulo laríngeo, uma sutura da epiglote na base da língua pode ser realizada. Esta técnica cirúrgica tem como objetivo abrir a laringe para permitir a inspiração, sem haver o colapso.

No Hospital Infantil Sabará, há uma equipe médica multidisciplinar especializada em Via Aérea Pediátrica, sob a coordenação da Dra. Saramira Bohadana, Médica Otorrinolaringologista, especializada em laringe pediátrica e em procedimentos cirúrgicos em Via Aérea Pediátrica.

Leia também: Estenose Laríngea

Atualizado em 11 de junho de 2024

Sair da versão mobile