PESQUISAR
Você ainda está considerando seguir suas resoluções de ano novo ou já desistiu? Pesquisas mostram que 95% das pessoas que fizeram uma promessa ou resolução de fim de ano desistem até o dia 15 de janeiro. Isso mesmo, bastam 2 semanas para os planos serem abandonados, o que prova que uma das maiores dificuldades da vida é conseguir mudar comportamentos. Não basta pensar: é preciso agir. Se você é mãe ou pai, muito provavelmente inclui entre os seus desejos a vontade de passar mais tempo com os filhos.
A verdade é que a vida é corrida e o tempo que temos nunca parece o suficiente. O resultado são pais e mães se sentido eternamente culpados por não darem conta de tudo. Não à toa, o post mais lido do blog Tempojunto até hoje é justamente um que apresenta 10 brincadeiras para fazer com os filhos quando você tem apenas 10 minutinhos.
Para quem colocou na lista de resoluções de ano novo a meta de passar tempo com os filhos, deixo dois conselhos. O primeiro é: comece a parar de reclamar da falta de tempo para fazer do tempo que você tem o melhor possível. Quando a gente assume a tarefa de aproveitar o tempo, seja ele qual for, consegue se planejar melhor e abre a cabeça para mais atividades e brincadeiras. Por exemplo, você gostaria de ter jogado uma partida de futebol, mas não teve nem energia e nem tempo para isso. Por outro lado, passou 30 minutos engarrafada com seu filho sem ter o que fazer. Por que não usar o tempo junto no carro para brincar? Podem ser jogos verbais, como começar uma história para seu filho completar ou caça a objetos (olhe para fora da janela e veja quem consegue encontrar objetos com a forma de um quadrado, um círculo, um triângulo e por aí vai). Seu filho é pequeno para essas atividades? Simplesmente cante no carro e ele vai adorar. Você e seus filhos podem se divertir juntos com muito pouco.
O segundo conselho é que você não vai conseguir encontrar mais tempo com os filhos se não mudar algumas atitudes. Um autor que eu gosto muito chamado Seth Godin tem uma frase ótima: “Você não precisa de mais tempo. Você precisa decidir”. Aí vão 3 dicas de como conseguir mudar suas atitudes e criar tempo:
Leia também: Cantinho do Aprendizado por Patrícia Marinho
POR PATRÍCIAS CAMARGO E MARINHO
Atualizado em 22 de julho de 2024