PESQUISAR
No dia 30 de setembro, em cerimônia online transmitida ao vivo pelo nosso canal de Youtube, anunciamos os vencedores do 1º Prêmio de Comunicação da Fundação José Luiz Egydio Setúbal. Com mais de 180 trabalhos inscritos e com 30 finalistas, consideramos que a primeira edição deste prêmio foi um sucesso.
O prêmio foi instituído com a intenção de estimular a produção de material de comunicação sobre Saúde Infantil. Foram escolhidas 5 categorias: Texto, Vídeo, Áudio, Campanhas e Mídia Digitais e em cada uma delas poderiam se inscrever profissionais e estudantes.
Com a ajuda da ponteAponte para a organização e idealização do prêmio, ficamos surpresos e muito satisfeitos com os resultados do que vimos. Primeiramente, houve inscrições de todas as regiões do Brasil e dos mais diversos estados. As temáticas abordadas eram interessantes, relevantes e de maneira geral traziam boa informação para o público. Houve um bom número de inscrições feitas por estudantes. Os órgãos de imprensa estavam bem representados, desde grandes redes e veículos de comunicação até representantes regionais com bem menos recursos. Outra coisa interessante que pudemos notar foi a diversidade de mídias utilizadas, desde as mais tradicionais como jornal, TV aberta, passando por TV fechada, podcast, blogs, rádios, hospitais, TEDx, entre outros.
A nossa Fundação tem como uma das suas missões levar informação de qualidade para a população leiga e para profissionais de saúde. Nossos canais de redes sociais impactaram mais de 64 milhões de pessoas em 2020 e nossos cursos para profissionais de saúde atingiram cerca de 10 mil inscritos. Sabemos da importância de comunicar e também como é difícil fazer isso.
Levar informação sobre Saúde de maneira que o público consiga entender, ao mesmo tempo que a informação tenha uma base científica, mostrando dados e sua comprovação, é uma arte. É importante fazer isso bem e de maneira interessante, de forma que prenda a atenção e consiga passar a mensagem desejada. Em tempos de negacionismo e de obscurantismo científico, isso é cada vez mais importante.
Ficamos especialmente felizes em ver temas como a importância da vacinação, saúde mental das crianças, violência contra a criança, a problemática racial na saúde das crianças negras, inclusão de crianças com necessidades específicas, autismo, promoção e prevenção de saúde, educação na saúde, campanhas de advocacy para o teste do pezinho e consumo consciente, distúrbios alimentares de adolescentes, problemas nutricionais, além, é claro, de problemas da pandemia atual e da epidemia da Zika e suas consequências nas famílias, bebês prematuros etc. Todos estes temas são muito caros à nossa Fundação e alguns deles fazem parte das nossas prioridades e nosso foco de atuação.
Nossos parabéns aos mais de 180 inscritos que participaram, aos 30 finalistas pelos excelentes trabalhos que apresentaram e aos 7 vencedores:
Categoria: Áudio
Categoria: Áudio Estudante
Categoria: Campanhas de Comunicação
Categoria: Iniciativas Digitais
Categoria: Texto Profissional
Categoria: Vídeo Profissional
Categoria: Iniciativas Digitais – Estudante
Agora é preparar para o 2º Prêmio, que deverá ser anunciado em março de 2022 com as regras e explicações de como será feita a escolha dos premiados. Boa sorte a todos e esperamos vocês lá.
Saiba mais:
Leia também: PENSI premia pesquisa sobre cuidados de fim de vida em UTIs pediátricas brasileiras
Atualizado em 6 de março de 2025