Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Convulsão Febril

Convulsões Febris

Convulsões Febris

É um sentimento de desamparo terrível quando a criança está doente, especialmente quando é pequena demais para entender o que está acontecendo e comunicar os sintomas que sente. Mas quando uma febre “normal” cria sintomas graves, como convulsões febris, essa sensação compreensivelmente se torna um terrível pavor em questão de segundos.

A convulsão febril é uma convulsão causada por febre, geralmente presente em crianças pequenas entre 6 meses e 5 anos de idade, mais comumente entre 12 e 18 meses. Convulsões febris são extremamente assustadoras para os pais, mas a verdade é que, além de raras, elas são geralmente bastante benignas e não resultam em qualquer dano duradouro para a criança.

A convulsão causada por uma febre geralmente dura poucos minutos. Durante uma convulsão febril a criança vai convulsionar e tremer, seus olhos podem virar. A criança pode gemer ou fazer ruídos estranhos e pode até perder a consciência.

Obviamente, testemunhando isso, surge medo e pânico nos pais. Mas esses ataques muitas vezes nem sequer exigem tratamento e geralmente acabam por conta própria, sem incidentes.

Se o seu filho já sofreu a convulsão febril e está bem, você deve levá-lo à emergência para se sentir mais seguro. Até que chegue ajuda, certifique-se que o local no qual o seu filho está seja seguro para que ele não corra o risco de cair e se machucar. Não tente parar a convulsão ou segurá-lo com força.

Saiba mais clicando aqui

Leia também: Febre infantil: qual é a temperatura normal do corpo?

Atualizado em 11 de junho de 2024

Sair da versão mobile