Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Crescimento: médico explica as dores causadas por essa fase

dor de crescimento

Dor de crescimento

Crianças que se queixam de dores nas pernas no período da noite, podem estar com dores de crescimento, que surgem sem sinais de vermelhidão ou inchaço. O crescimento pode ser dolorido emocionalmente. A síndrome de Peter Pan, ainda não cientificamente comprovada, já é bem conhecida. Porém os médicos tentam explicar a dor de crescimento.

Para o ortopedista pediátrico Wilson Lino Jr., do Hospital Infantil Sabará, o nome correto seria dor dos membros, isso porque não podemos afirmar que o desenvolvimento de ossos e músculos seja dolorido. Esse problema afeta crianças entre 3 e 12 anos e é caracterizada por dores na perna, joelho, coxas e panturrilhas, normalmente no período da noite ou de madrugada.

Leia também: Dor do Crescimento: ortopedistas respondem

A falta de vitamina D, o desequilíbrio entre o desenvolvimento dos ossos, fadiga muscular, músculos e tendões planos, o que é comum na infância, pois não nascemos com os arcos plantares definidos: essas são algumas hipóteses para explicar essas dores do crescimento, porém ainda não sabemos a verdadeira causa“, explica o especialista.

Mesmo não possuindo estatísticas, essa dor é muito comum. Os pais podem até interpretar isso como mania das crianças que não querem dormir, mas essa sensação de dor é real. Nesse caso, o repouso absoluto não é a melhor opção, o correto é praticar exercícios físicos, com orientação e com moderação, para o desenvolvimento físico e psicológico das crianças.

Atualizado em 16 de janeiro de 2024

Sair da versão mobile