Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Crianças também precisam de fibras na sua alimentação

Crianças também precisam de fibras na sua alimentação

Crianças também precisam de fibras na sua alimentação

A fibra é um nutriente importante para a maioria das crianças (e pais), mas pode ser que elas não estejam recebendo o suficiente diariamente. Como pai, você faz o seu melhor para alimentar sua família com alimentos saudáveis​​, mas você pode precisar de ajuda com a escolha de boas fontes de fibras.

Existem diferentes recomendações para dar fibra para as crianças com base nas necessidades de energia, idade ou peso.

Nota: a dose diária recomendada é de até 25 gramas para os adultos e pode ser utilizada como orientação geral para crianças.

As fibras ajudam a nos tornar completos e ajudam os movimentos do trato digestivo. Uma dieta que inclui boas fontes de fibras pode ajudar a prevenir a constipação. Esses alimentos também são boas fontes de nutrientes e vitaminas que podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, alguns tipos de câncer e obesidade.

Boas fontes de fibras incluem:

  1. Legumes;
  2. Frutas;
  3. Feijões;
  4. Ervilhas;
  5. Nozes;
  6. Pães e cereais integrais ricos em fibras.

Informação nutricional é a informação sobre todos os nutrientes e ingredientes em um alimento e pode te ajudar a escolher alimentos que fornecem a nutrição certa para você, incluindo a fibra.

Excelentes fontes de fibras têm 5 ou mais gramas de fibra por porção.

Boas fontes de fibras têm, pelo menos, 3 gramas de fibra por porção.

Nem todos os alimentos rotulados como “grãos integrais” são uma boa fonte de fibra. Por exemplo, o trigo em grão integral tem mais fibras do que grãos inteiros de arroz integral ou aveia. A quantidade de fibras em alimentos de grãos integrais também podem variar por marca.

Leia também: Alimentação infantil: as principais queixas dos consultórios

Fonte: Mais de fibra para seus filhos? (Copyright © 2013 Academia Americana de Pediatria)

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o atendimento médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o seu pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Atualizado em 12 de agosto de 2024

Sair da versão mobile