PESQUISAR
Geralmente, quem fala de saúde bucal neste blog é o Dr. Reynaldo Figueiredo, mas este estudo americano retrospectivo avaliou quase 30 mil alunos do jardim de infância e examinou se os serviços de saúde bucal preventiva fornecidos por pediatras nas consultas de puericultura tiveram qualquer impacto na saúde oral das crianças.
O estudo “Efeitos dos serviços preventivos de saúde bucal baseados em médicos sobre a cárie dentária”, que aparece na edição de julho da revista Pediatrics, descobriu que serviços abrangentes de prevenção de saúde oral feitos no atendimento primário (consultórios) ajudaram a reduzir o número de cariados, dentes perdidos ou obturados em crianças.
Crianças matriculadas no jardim de infância que tiveram quatro ou mais consultas médicas, que incluem serviços de saúde bucal preventiva, tiveram menos cáries do que aqueles que não receberam esses serviços.
Os autores concluem que estes serviços de prevenção feitos por meio de médicos de cuidados primários, particularmente em comunidades com acesso limitado aos dentistas, pode conduzir a uma melhor saúde bucal global para as crianças.
No Brasil, a fluoretação da água já fez com que, nas últimas décadas, diminuíssem muito os problemas de saúde bucal mais comuns, como as cáries. A visita e a orientação feitas pelos odontólogos faz com que a prevenção diminua estas doenças a níveis muito baixos e próximos a zero.
Atitudes simples como escovação correta, uso de fio dental e aplicação de flúor e selantes podem contribuir muito para a melhoria da saúde oral em toda a população.
Leia também: Você já olhou os dentes do seu filho hoje?
Fonte: Pediatrics – set. 2014 Article.
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o tratamento médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 16 de agosto de 2024