PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Dez opções naturais de tratamento para a saúde das crianças
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Dez opções naturais de tratamento para a saúde das crianças

Dez opções naturais de tratamento para a saúde das crianças

22/06/2022
  1546   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Se seu filho está com dor de barriga, nariz entupido ou uma picada de inseto, alguns médicos dizem que determinados remédios caseiros costumam ajudá-lo a se sentir melhor rapidamente. Esses tratamentos testados pelo tempo raramente têm efeitos colaterais, custam quase nada e usam itens que você provavelmente já tem à mão. Alguns, como gengibre e camomila, foram confirmados por estudos científicos como tendo efeitos curativos, diz a Dra. Hilary McClafferty, pediatra e membro da seção provisória da Academia Americana de Pediatria para medicina complementar, holística e integrativa.

Claro que você deve sempre ligar para o seu pediatra se o problema do seu filho persistir ou parecer sério. Porém, da próxima vez que ele tiver uma pequena dor ou lesão, você poderá encontrar essas soluções inteligentes em sua casa e não rir quando a sua avó propuser algum tratamento do tipo:

1. O limão seca o congestionamento e o mel fornece um revestimento calmante, diz um estudo clínico da Faculdade de Medicina da Universidade do Arizona. De fato, uma pesquisa recente descobriu que uma colher de mel com limão aliviou a tosse das crianças melhor do que o próprio remédio para tosse. Diante disso, misture uma colher de sopa de mel com uma de suco de limão, leve ao micro-ondas por 20 segundos até ficar morno (não quente) e peça ao seu filho que engula a mistura uma colher de chá de cada vez. Atenção: o mel não é seguro para bebês menores de um ano.

2. A mãe de Peter Rabbit deu a ele chá de camomila calmante no conto clássico de Beatrix Potter, e você pode dar ao seu bebê para relaxar os músculos intestinais e acalmá-lo, como diz a sabedoria popular para cólicas dos bebês.

3. “Minha avó costumava fazer uma pasta de bicarbonato de sódio para mim quando eu era criança, e quando experimentei em meus próprios filhos, eles disseram que parava a coceira melhor do que os produtos comprados em lojas”. Essa frase pode ser ouvida por muitas mães aconselhando suas filhas. O bicarbonato de sódio alcalino ajuda a neutralizar o inchaço ácido. Por isso, misture uma colher de chá de bicarbonato de sódio com água suficiente para fazer uma pasta grossa, espalhe-a nas picadas e deixe secar.

4. Respirar lenta e profundamente ajudará seu filho a relaxar quando estiver estressado. Outra coisa que ajuda a acalmar as crianças é assoprar as varinhas para fazer bolhas de sabão, e você verá como isso tem um efeito ainda maior. Toda criança adora brincar com bolhinhas de sabão.

5. Envolver vários cubos de gelo em um pano de prato ajudará a aliviar a dor de cabeça do seu filho (nunca coloque gelo diretamente sobre a pele dele pois pode queimar). Para evitar que o gelo envolto em toalha escorregue, pressione-o contra a testa ou têmporas e prenda-o com uma bandana amarrada na parte de trás do pescoço.

6. Faça uma bolsa térmica enchendo uma meia com arroz cru e amarrando-a com um barbante. Leve o arroz cruz ao micro-ondas por um minuto ou até aquecer, coloque-o na meia e posicione onde seu filho sentir dor. Quando esfriar, leve ao micro-ondas novamente.

7. A inflamação dolorosa do ouvido externo retém líquidos e, possivelmente, bactérias. Se a área estiver infectada, seu pediatra provavelmente prescreverá um antibiótico. Porém, para casos leves, você pode tentar evaporar a água presa ficando a 30 centímetros de distância do seu filho e apontando o secador – na configuração quente (não muito quente) – no ouvido dele, com um pano entre o jato e ouvido.

8. Para uma criança com mais de seis meses, encha um conta gotas com solução salina sem conservantes (como a de limpeza de lentes de contato), levante a cabeça dela e aperte suavemente a solução em uma narina de cada vez. De fato, um estudo recente descobriu que usar uma solução de lavagem nasal ajudou crianças a superarem resfriados mais rapidamente – e as tornou menos propensas a ficarem doentes novamente.

9. Se você for a um spa chique, podem usar fatias de pepino para aliviar o inchaço ao redor dos olhos. Isso porque as fatias frias de pepino ajudam a acalmar a pele quente e inchada. Você pode colocar uma fatia em qualquer lugar em que seu filho tenha um pequeno inchaço. Depois, ao esquentar, basta substituí-la por outra fatia gelada.

10. Se uma abelha ou vespa picar o seu filho, remova o ferrão para evitar que mais veneno entre na ferida. Para evitar espremer o ferrão, que pode espalhar o veneno, use a borda plana de um cartão de crédito para raspar suavemente a área até que o ferrão saia.

Lembre-se que todo o conteúdo deste site, incluindo opinião médica e qualquer outra informação relacionada à saúde, é apenas para fins informativos e não deve ser considerado um diagnóstico específico ou plano de tratamento para qualquer situação individual.

O uso deste site e das informações aqui contidas não cria uma relação médico-paciente. Procure sempre o conselho direto de seu próprio médico em relação a quaisquer dúvidas ou problemas que possa ter em relação à sua própria saúde ou à saúde de outras pessoas.


Fonte:

Adaptado de 14 Natural Health Remedies for Children By Alexandra Grablewski – PARENTS

Saiba mais:

https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/como-medicina-complementar-e-alternativa-difere-da-medicina-tradicional/

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.