Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Dia de Monteiro Lobato

Dia de Monteiro Lobato

Dia de Monteiro Lobato

Que maravilha! Um dia voltado a um escritor. Comento isso porque sou neto de um também, que por sinal era amigo de Monteiro Lobato. Parece que as pessoas de hoje não gostam mais de ler, o que é uma infelicidade, já que é possível viajar a um mundo fantástico por meio das páginas de um livro.

Desde cedo os livros fazem parte da minha vida. Adoro ler e acho que aprendi a gostar disso com os livros de Monteiro Lobato. Com eles, viajei pelas matas de São Paulo, vivenciei as aventuras de Pedrinho e Narizinho, sempre acompanhados pelas criaturas imaginárias do Sítio do Picapau Amarelo. O Visconde de Sabugosa, a boneca de pano Emília, o Marquês de Rabicó, entre tantos personagens maravilhosos.

Parecia impossível parar de ler as lições da Dona Benta com sua sabedoria de avó, contando sobre história, geografia, mitos gregos e brasileiros. Viajávamos pelas fábulas, pelos contos infantis e por uma infinidade de mundos, um mais maravilhoso do que o outro. E como ríamos das aprontações dessa turma com a Tia Anastácia.

Na televisão, esses livros tiveram pelo menos duas versões: uma nos anos 60 e outra no final dos anos 70 e início de 80, na TV Globo. É uma versão bem produzida e que manteve o clima de aventura e ensinamento das histórias, além de contar com a maravilhosa música de Gilberto Gil.

Conheça as obras de Monteiro Lobato

Monteiro Lobato atualmente é fonte de muita polêmica devido a cartas trocadas com amigos. Mas, debates à parte, foi um grande escritor e ajudou muito a difundir o gosto pela literatura e pelo conhecimento, principalmente entre as crianças. Em um mundo de eletrônica, seria bom que tivéssemos um pouco de “pó de pirlimpimpim” para voar pelo mundo fantástico da imaginação que nos leva uma história lida.

Com este post, reforçamos a importância do livro infantil no desenvolvimento intelectual das crianças, hoje e sempre. Leia histórias para seu filho e estimule-o a ler e não só conhecer estas histórias pelas versões pasteurizadas dos vídeos.

Leia também: Como escolher um livro para leitura em família

Atualizado em 6 de março de 2024

Sair da versão mobile