Dia 9 de junho se comemora o Dia Mundial da Imunização. Dentre as grandes descobertas da medicina estão as vacinas ou as imunizações. Graças a este tipo de procedimento, é possível prevenir doenças e até erradicá-las, como foi o caso da Varíola, cujo último caso no Brasil ocorreu em 1971 e no mundo em 1977.
O Programa Nacional de Imunização, o que é?
O Brasil conta com um dos mais completos programas de imunização do mundo, com grande cobertura de população vacinada e de quantidades de vacinas oferecidas. O Programa Nacional de Imunização (PNI) foi criado em 1973, regulamentado no ano de 1975 pela Lei nº 6.259, de 30/10/1975, e pelo Decreto nº 78.231, de 30/12/1976, representando um instrumento destinado à proteção da população brasileira contra doenças que podem ser evitadas com o uso de imunobiológicos, incluindo as vacinas. Atualmente, o PNI preconiza a vacinação para a família e, além da imunização de crianças, oferece também a vacinação para adolescentes, adultos, idosos, povos indígenas e populações com necessidades especiais. Você pode ter acesso ao calendário nacional de vacinação infantil e ficar de olho no momento certo para garantir a vacinação do seu pequeno.
Vacinação correta contribui à erradicação de doenças graves
As ações de vacinação contribuíram, de forma significativa, para manter a erradicação do ciclo urbano da febre amarela e da erradicação da varíola no Brasil. Outro resultado de destaque é a ausência de registros da paralisia infantil.
Leia também: O sarampo voltou!
O PNI, do Ministério da Saúde, em consonância com a Constituição da República Federativa do Brasil e a Lei Orgânica da Saúde, proporciona o acesso equânime aos imunobiológicos especiais aos grupos portadores de imunodeficiências congênitas ou adquiridas e seus comunicantes, usuários com história associada a evento adverso pós-vacinação e profilaxia pré e pós-exposição a determinados agravos. Estão disponibilizados nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) das 27 unidades federadas.
Tratando-se este blog de Saúde Infantil, salientamos mais uma vez a importância de seguir o calendário de vacinas e ter as vacinas de seu filho sempre atualizadas.
Atualizado em 7 de agosto de 2024