PESQUISAR
A fase dos “terríveis dois anos” muitas vezes representam um desafio para os pais e, portanto, para avós também. Uma criança nesta idade está mostrando aumento da atividade física, maiores alterações de humor, birras frequentes ou comportamento exigente e testando os limites de todos os adultos.
Como um avô ou avó, você pode ter esquecido que crianças de dois a três anos são assim mesmo, afinal de contas, já se passaram muitos anos desde que você brincou com seus próprios filhos dessa idade.
Aqui estão algumas orientações para ter em mente quando você estiver com seu neto dessa idade (embora alguns desses passos sejam mais fáceis de dizer do que fazer):
1- Faça um esforço para “manter a calma“. Não exagere nas explosões. Tente levá-los no jeito e perceber que muito deste comportamento é projetado para levá-lo a reagir. Manter uma resposta flexível, mas firme e amorosa.
2- Seja consistente na sua abordagem quanto à disciplina e tenha certeza que é consistente com o estilo disciplinar dos pais da criança. Nunca utilize a punição física.
3- Reforce os bons comportamentos com elogios. Torne-se um modelo do jeito que você gostaria que seu neto agisse.
4- Tente incentivar o autocontrole.
5- Sempre seja carinhoso.
6- Reconheça que as crianças desta idade são muito egocêntricas (ou seja, eles estão pensando principalmente em “si” e não nos outros), portanto, não se apegue a sua falta de interesse em você como algo pessoal. Isso é normal para uma criança de dois anos de idade e não vai durar para sempre.
O controle esfincteriano será uma das realizações mais importantes do seu neto nessa idade. Converse com os pais sobre o estágio de treinamento que ele está e como você pode reforçar o que ele já alcançou, especialmente quando estiver cuidando dele numa tarde de sábado, por exemplo. Se ele passa algum tempo em sua casa, tenha algumas roupas extras e um penico ou assento redutor idêntico ao que ele está acostumado na casa dos pais.
A segurança continua a ser importante, por isso certifique-se de que sua casa é “à prova de crianças”. Tenha muito cuidado com seus medicamentos, já que avós geralmente fazem uso de muitos. Nunca deixe-os por perto e soltos e coloque-os fora do alcance, em um lugar seguro que você vai se lembrar depois. Tente deixar a medicação lá, mesmo depois que os netos forem embora, de modo que sua casa fique sempre em segurança, mesmo que eles venham para uma visita inesperada e rápida.
Finalmente, lembre-se sempre de colocar o seu neto em um assento apropriado no banco de trás, se passear com ele de carro.
Leia também: Dicas para avós I: crianças menores do que 3 anos
Fonte: Cuidar de seu bebê e da Criança: Birth to Age 5, 6 Edition (Copyright © 2015 Academia Americana de Pediatria)
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 16 de setembro de 2024