PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Dor lombar dos jovens atletas
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Dor lombar dos jovens atletas

Dor lombar dos jovens atletas

05/08/2012
  5034   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Dor nas costas é uma queixa frequente em adultos, geralmente um resultado da idade avançada e surtos de hiperatividade. No entanto, a dor nas costas em crianças, especialmente em atletas, é um sintoma comum e deveria ser sempre levado a sério. Às vezes, este incômodo é devido a dores musculares ou contato direto. No entanto, pode também ser um sinal de problemas mais sérios.

Os ossos que compõem a coluna têm três tarefas. A mais importante é de fornecer proteção para a medula espinhal. Ao mesmo tempo, eles têm que dar força e estabilidade para suportar o peso do corpo, enquanto estamos de pé, correndo ou pulando. Os ossos também têm que permitir a flexibilidade para nos dobrar e nos torcer em todas as direções.

Dor nas costas em atletas é mais comumente causada por um de dois mecanismos:

1. O primeiro é a hiperextensão repetida da coluna vertebral ou “síndrome de sobrecarga da coluna”, como visto na ginástica, dança, lacrosse, mergulho e outros esportes. Hiperextensão repetida coloca um grande estresse sobre as estruturas das costas que fornecem flexibilidade.

2. O segundo mecanismo de dor envolve tanto as costas ou a contração demais dos músculos e ocorre frequentemente em esportes de contato ou quando alguém está tentando levantar muito peso (musculação). Embora comum em adultos, problemas de disco são incomuns em crianças.

Com a queixa inicial de dor nas costas, verifique se existem outros sintomas. Se a febre está presente, se a dor for intensa, persistente, ou associada com dormência ou formigamento nas costas, contate o pediatra de imediato. Estes sintomas podem ser o sinal de um problema sério.

O tratamento inicial da dor deve ser repouso ABSOLUTO (sem a prática esportiva até o incômodo ir embora), medicamentos anti-inflamatórios e gelo são frequentemente úteis para o alívio da dor aguda. Embora o calor possa eventualmente ser utilizado para aliviar o espasmo muscular, ele nunca deve ser usado nas primeiras 24 horas após uma lesão.

Se a dor não melhorar durante alguns dias ou se ela piorar quando você se dobra para trás, procure o médico, pois outros exames podem ser necessários para determinar a causa da dor. Isto é especialmente verdadeiro se você estiver envolvido em esportes como ginástica ou dança.

Leia também: Dor no pé dos pequenos atletas

A reabilitação de uma lesão nas costas geralmente envolve o fortalecimento dos músculos abdominais e das costas, o que aumenta a flexibilidade dos músculos do quadril e da coxa. Alongamentos devem ser feitos suavemente durante 30 segundos e repetidos para cada perna. Exercícios de fortalecimento (musculação) devem ser realizados em 2 séries de 10 repetições, 2 ou 3 vezes ao dia.

Fonte: Sports Shorts (Copyright © 2004 American Academy of Pediatrics) Projeto Conceitual do Capítulo Ohio, a American Academy of Pediatrics

Atualizado em 22 de março de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.