Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Dor lombar dos jovens atletas

Dor nas costas dos jovens atletas

Dor nas costas dos jovens atletas

Dor nas costas é uma queixa frequente em adultos, geralmente um resultado da idade avançada e surtos de hiperatividade. No entanto, a dor nas costas em crianças, especialmente em atletas, é um sintoma comum e deveria ser sempre levado a sério. Às vezes, este incômodo é devido a dores musculares ou contato direto. No entanto, pode também ser um sinal de problemas mais sérios.

Os ossos que compõem a coluna têm três tarefas. A mais importante é de fornecer proteção para a medula espinhal. Ao mesmo tempo, eles têm que dar força e estabilidade para suportar o peso do corpo, enquanto estamos de pé, correndo ou pulando. Os ossos também têm que permitir a flexibilidade para nos dobrar e nos torcer em todas as direções.

Dor nas costas em atletas é mais comumente causada por um de dois mecanismos:

1. O primeiro é a hiperextensão repetida da coluna vertebral ou “síndrome de sobrecarga da coluna”, como visto na ginástica, dança, lacrosse, mergulho e outros esportes. Hiperextensão repetida coloca um grande estresse sobre as estruturas das costas que fornecem flexibilidade.

2. O segundo mecanismo de dor envolve tanto as costas ou a contração demais dos músculos e ocorre frequentemente em esportes de contato ou quando alguém está tentando levantar muito peso (musculação). Embora comum em adultos, problemas de disco são incomuns em crianças.

Com a queixa inicial de dor nas costas, verifique se existem outros sintomas. Se a febre está presente, se a dor for intensa, persistente, ou associada com dormência ou formigamento nas costas, contate o pediatra de imediato. Estes sintomas podem ser o sinal de um problema sério.

O tratamento inicial da dor deve ser repouso ABSOLUTO (sem a prática esportiva até o incômodo ir embora), medicamentos anti-inflamatórios e gelo são frequentemente úteis para o alívio da dor aguda. Embora o calor possa eventualmente ser utilizado para aliviar o espasmo muscular, ele nunca deve ser usado nas primeiras 24 horas após uma lesão.

Se a dor não melhorar durante alguns dias ou se ela piorar quando você se dobra para trás, procure o médico, pois outros exames podem ser necessários para determinar a causa da dor. Isto é especialmente verdadeiro se você estiver envolvido em esportes como ginástica ou dança.

Leia também: Dor no pé dos pequenos atletas

A reabilitação de uma lesão nas costas geralmente envolve o fortalecimento dos músculos abdominais e das costas, o que aumenta a flexibilidade dos músculos do quadril e da coxa. Alongamentos devem ser feitos suavemente durante 30 segundos e repetidos para cada perna. Exercícios de fortalecimento (musculação) devem ser realizados em 2 séries de 10 repetições, 2 ou 3 vezes ao dia.

Fonte: Sports Shorts (Copyright © 2004 American Academy of Pediatrics) Projeto Conceitual do Capítulo Ohio, a American Academy of Pediatrics

Atualizado em 22 de março de 2024

Sair da versão mobile