Um dos estudos vencedores do 5º Prêmio Pensi de Pesquisa em Saúde Infantil relata o sucesso com tratamento inovador. Na imagem, junto ao pôster exposto no 7º Congresso Internacional Sabará-Pensi de Saúde Infantil, as residentes Bianca Ribeiro, Aline Salgueiro e Laura Romanholi, com as médicas Maria Cecília Lessa e Claudia Ambrosio, orientadoras do trabalho premiado.
Laura Romanholi, médica residente no Sabará Hospital Infantil/Instituto Pensi, viu seu trabalho ser agraciado com o 2º lugar na categoria Residentes de Pediatria no 5º Prêmio Pensi de Pesquisa em Saúde Infantil. A pesquisa, intitulada “Experiência com Dupilumabe em criança com dermatite atópica grave: relato de caso”, aborda o uso de uma medicação em uma condição dermatológica severa. A escolha por investigar e apresentar esse caso específico foi impulsionada pela “gravidade, pelos efeitos na saúde mental da criança e pela melhora importante que a gente conseguiu ver com a medicação”. Como o Dupilumabe não é um medicamento de uso pediátrico comum no Brasil, a equipe percebeu a relevância de contribuir para a literatura nacional sobre o tema.
O estudo se configura como um “relato de caso”, um formato que descreve detalhadamente uma ocorrência clínica específica observada pelo pesquisador. Embora não carregue o nível mais alto de evidência científica e possa ser elaborado de maneira relativamente rápida, o relato de caso é particularmente valioso para situações raras ou incomuns, servindo como ponto de partida para levantar hipóteses para investigações futuras. Para Laura, a experiência de acompanhar o paciente desde o início resultou em um aprendizado profundo e um entendimento significativamente maior do caso.
Conduzido em parceria com as colegas residentes Bianca e Aline, que estavam no primeiro ano de residência na época, o trabalho contou com o suporte da equipe do Pensi, especialmente na orientação para a elaboração do termo de consentimento e submissão ao Comitê de Ética. A criança participante, já alfabetizada, foi informada sobre o estudo, concordou em participar e teve suas dúvidas esclarecidas. Uma decisão ética importante foi a exclusão de fotos da criança no trabalho para garantir total confidencialidade e evitar qualquer possibilidade de identificação. Para Laura, todo o processo foi um aprendizado. “Acompanhar a recuperação de um paciente grave que não respondia a outros tratamentos e ver a eficácia de uma medicação menos conhecida foi algo muito gratificante.“ Os desafios e aprendizados da colaboração, do trabalho em equipe, é mais uma experiência transformadora na jornada das residências. Trata-se de um trabalho com impacto significativo, tanto na prática assistencial em saúde quanto no âmbito da pesquisa, e que trouxe uma reflexão essencial. A pesquisa demonstrou que um relato de caso bem conduzido e documentado possui sua relevância.
Esse caso continua sendo acompanhado pela equipe, que planeja monitorar a evolução do paciente e replicar os escores periodicamente. Ela mantém contato com especialistas que utilizam o medicamento e acompanham as publicações científicas em busca de novas informações e possíveis efeitos colaterais na pediatria. A intenção é escrever novamente sobre o tema à medida que novas descobertas surgirem. A vivência da residência, combinada com o apoio ativo da equipe de pesquisa do Pensi, demonstra empenho em ensinar e oferecer suporte e serve de estímulo para o desenvolvimento de outros projetos, incluindo o Trabalho de Conclusão de Curso da residência.
Pereira, Laura Romanholi De O. S.; Santos, Bianca Ribeiro do Amaral; Polloni, Claudia Ambrósio; Lessa, Maria Cecília da Silva Rocha; “EXPERIÊNCIA COM DUPILUMABE EM CRIANÇA COM DERMATITE ATÓPICA GRAVE: RELATO DE CASO”, p. 99-111 . In: Anais do 7º Congresso Internacional Sabará-Pensi de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/sabara2024-2932
Por Rede Galápagos
Leia mais
O conteúdo integral desta e de outras pesquisas selecionadas pode ser acessado neste link: 7º Congresso Internacional Sabará-PENSI de Saúde Infantil – Blucher Medical Proceedings
Intervenções personalizadas no autismo
Infância e emoções: um alerta sobre o bem-estar de nossas crianças e adolescentes
“A pesquisa tem embasado nossas práticas clínicas, e hoje conhecemos muito mais sobre o autismo”
Autismo, cada vez mais presente
A alimentação da criança com Transtorno do Espectro Autista
A falta de apetite e o despertar de uma descoberta clínica
Retrato de 933 casos revela como a prática clínica reage à resistência bacteriana em pediatria
Quando o cálcio sobe demais: lições de um caso raro tratado no Sabará Hospital Infantil