PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Enfim, férias!
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Enfim, férias!

Enfim, férias!

22/12/2021
  718   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

As férias escolares chegaram. Esse período é sinônimo de muita diversão, aventuras, brincadeiras, dormir e acordar mais tarde, além de comer guloseimas.

Esse é o momento que podemos (e devemos) aproveitar para estar mais perto dos pequenos, de aprofundar laços e conexões familiares e, consequentemente, criar memórias que eles jamais se esquecerão. Entretanto, para que tudo corra bem e o retorno à escola seja tranquilo, pais e cuidadores devem estar atentos a questões muito importantes do dia a dia.

O primeiro ponto é reforçar aos pequenos que mesmo em férias, existem certas rotinas que precisam se manter. É claro que o horário para dormir e acordar pode ser estendido, mas a criança precisa saber que há um limite. Com a continuidade da rotina, a volta às aulas também se torna menos traumática.

Sabemos que é uma missão quase impossível escapar das guloseimas que aparecem durante as férias e, principalmente, no final de ano. Nesse sentido, temos que garantir que as crianças façam refeições saudáveis e em horários adequados na maior parte do tempo. Alimentos sem valor nutricional serão consumidos, mas devem continuar sendo a exceção. Toda atenção é necessária para evitar o consumo de alimentos perecíveis fora de casa pelo risco de contaminação e intoxicação, como os lácteos e alimentos com ovos.

Também é importante ficar atento, pois, toda aventura pode resultar em imprevistos. Um joelho ralado, um dente quebrado… São várias as possibilidades. Nessas situações, o importante é manter a calma e procurar a ajuda de um profissional da saúde. Reforce com os pequenos medidas simples de segurança, como não deixar o tênis desamarrado, usar capacetes e joelheiras ao andar de bicicleta ou skate e não entrar em piscinas sem a supervisão de um adulto. Cuidados com o sol também são essenciais, como evitar exposição prolongada e uso de protetor adequado à idade e roupas frescas, além de oferecer líquidos com frequência.

Nesse período, também é inevitável o encontro com os amigos. Porém, vale reforçar que ainda vivenciamos a pandemia da COVID-19 e os cuidados continuam: distanciamento social, uso de máscaras e higienização constante das mãos. Os pais e cuidadores precisam estar vigilantes a essas questões e lembrar as recomendações sempre que necessário.

As férias escolares sempre trazem uma série de preocupações. Mas, com planejamento, paciência, atenção e muito amor, elas podem ser tornar um período mágico para toda a família. Aproveitem!

 

Dra. Fátima Rodrigues Fernandes
Médica Pediatra
Diretora executiva do Instituto PENSI

Dra. Fátima Fernandes

Dra. Fátima Fernandes

Diretora Executiva do Instituto PENSI. Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com Residência Médica em Pediatria pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. É mestre em Alergia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo e possui MBA em Gestão em Saúde pelo IBMEC.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.