PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Enfim, férias!
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Enfim, férias!

Enfim, férias!

22/12/2021
  505   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

As férias escolares chegaram. Esse período é sinônimo de muita diversão, aventuras, brincadeiras, dormir e acordar mais tarde, além de comer guloseimas.

Esse é o momento que podemos (e devemos) aproveitar para estar mais perto dos pequenos, de aprofundar laços e conexões familiares e, consequentemente, criar memórias que eles jamais se esquecerão. Entretanto, para que tudo corra bem e o retorno à escola seja tranquilo, pais e cuidadores devem estar atentos a questões muito importantes do dia a dia.

O primeiro ponto é reforçar aos pequenos que mesmo em férias, existem certas rotinas que precisam se manter. É claro que o horário para dormir e acordar pode ser estendido, mas a criança precisa saber que há um limite. Com a continuidade da rotina, a volta às aulas também se torna menos traumática.

Sabemos que é uma missão quase impossível escapar das guloseimas que aparecem durante as férias e, principalmente, no final de ano. Nesse sentido, temos que garantir que as crianças façam refeições saudáveis e em horários adequados na maior parte do tempo. Alimentos sem valor nutricional serão consumidos, mas devem continuar sendo a exceção. Toda atenção é necessária para evitar o consumo de alimentos perecíveis fora de casa pelo risco de contaminação e intoxicação, como os lácteos e alimentos com ovos.

Também é importante ficar atento, pois, toda aventura pode resultar em imprevistos. Um joelho ralado, um dente quebrado… São várias as possibilidades. Nessas situações, o importante é manter a calma e procurar a ajuda de um profissional da saúde. Reforce com os pequenos medidas simples de segurança, como não deixar o tênis desamarrado, usar capacetes e joelheiras ao andar de bicicleta ou skate e não entrar em piscinas sem a supervisão de um adulto. Cuidados com o sol também são essenciais, como evitar exposição prolongada e uso de protetor adequado à idade e roupas frescas, além de oferecer líquidos com frequência.

Nesse período, também é inevitável o encontro com os amigos. Porém, vale reforçar que ainda vivenciamos a pandemia da COVID-19 e os cuidados continuam: distanciamento social, uso de máscaras e higienização constante das mãos. Os pais e cuidadores precisam estar vigilantes a essas questões e lembrar as recomendações sempre que necessário.

As férias escolares sempre trazem uma série de preocupações. Mas, com planejamento, paciência, atenção e muito amor, elas podem ser tornar um período mágico para toda a família. Aproveitem!

 

Dra. Fátima Rodrigues Fernandes
Médica Pediatra
Diretora executiva do Instituto PENSI

Comunicação PENSI

Comunicação PENSI

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.