Quase 230 alunos já passaram pelo programa
Nesta segunda-feira (31/01), o Instituto PENSI formou mais uma turma de alunos em seu programa de Estágio Observacional, que proporciona aos participantes a possibilidade de acompanhar, sob supervisão, as rotinas do Sabará Hospital Infantil e do Instituto PENSI, instituições que fazem parte da Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES), em seus braços assistencial (Sabará) e de ensino e pesquisa (PENSI).
O estágio, que está em sua vigésima quinta turma, recebe acadêmicos do curso de medicina do 2º ao 6º ano, de faculdades de medicina públicas e privadas, de diferentes cidades e estados do país. Desde 2013, 229 alunos já passaram pelo programa, que ocorre anualmente, nos meses de janeiro e julho.
Ao longo do programa, que possui duas semanas de duração, os alunos têm contato com diversas áreas além da medicina: enfermagem, farmácia, psicologia, nutrição, fisioterapia, pesquisa clínica, voluntariado, humanização e child life specialist. Os acadêmicos também assistem a aulas teóricas, com especialistas de renome em saúde infantil. Ao final, recebem orientações sobre os Programas de Residência Médica existentes na instituição.
“Trata-se de um estágio completo, que estimula e incentiva não só o interesse pela pediatria, mas também orienta como funciona um hospital na sua integridade, mostrando a logística e a interação entre as equipes e também da assistência com o ensino e a pesquisa”, comenta a coordenadora do programa, Dra. Fátima Rodrigues Fernandes, diretora executiva do Instituto PENSI.
As próximas duas turmas já estão programadas para o mês de julho. Vale lembrar que o Sabará Hospital Infantil figura como um dos poucos hospitais exclusivamente pediátricos no mundo – fora dos Estados Unidos – a ter o selo da Joint Commission International (JCI) – o mais importante órgão certificador de qualidade de instituições de saúde no mundo. O Instituto PENSI é o braço em Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil: um centro gerador, tradutor e difusor do conhecimento científico para profissionais da saúde, educadores, famílias e sociedade em geral.
Para mais informações, CLIQUE AQUI