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Há cerca de um ano, estive no Centro de Desenvolvimento Infantil de Harvard fazendo um curso para lideranças em primeira infância. Lá conversei com professores como Jack P. Shonkoff e Charles Nelson, que inclusive faz pesquisas na Bahia. Lá pude ver com clareza o efeito do estresse tóxico na infância e suas consequências na vida adulta.
Este centro faz muitas pesquisas sobre o estresse tóxico, que seria o estresse prologado e repetido em crianças pequenas e que repercutirão em suas vidas para sempre. Estão incluídos neste tópico os abusos físicos, sexuais, a fome, a violência doméstica, o ambiente do entorno, entre outras coisas.
Avanços em campos de investigação tão diversos como a neurociência, a biologia molecular, genômica, psicologia do desenvolvimento, epidemiologia, sociologia e economia irão catalisar uma mudança de paradigma importante na nossa compreensão da saúde e doença ao longo da vida.
Esta convergência entre a ciência multidisciplinar de desenvolvimento humano tem profundas implicações para a nossa capacidade de melhorar as perspectivas de vida das crianças e para fortalecer o tecido social e econômico da sociedade. Com base nestes múltiplos fluxos de investigação, um relatório da Academia Americana de Pediatria apresenta um quadro eco- bio-desenvolvimento neuropsíquico que ilustra como início de experiências e influências ambientais pode deixar uma assinatura duradoura sobre as predisposições genéticas que afetam a arquitetura cerebral emergente e saúde a longo prazo.
O relatório também examina extensa evidência dos impactos negativos do estresse tóxico, oferecendo insights (pontos de vista) intrigantes em mecanismos causais que ligam adversidade cedo para impedimentos posteriores na aprendizagem, comportamento, bem-estar físico e mental.
As implicações deste quadro para a prática da medicina, em geral, e pediatria, especificamente, são potencialmente transformadoras. Eles sugerem que muitas doenças do adulto devam ser vistas como transtornos de desenvolvimento que começam cedo na vida e que as disparidades de saúde persistentes associadas à pobreza, discriminação ou maus-tratos podem ser reduzidas pelo alívio do estresse tóxico na infância.
Um quadro eco-bio-desenvolvimento neuropsíquico também ressalta a necessidade de um novo pensamento sobre o foco e os limites da prática pediátrica. Ele chama os pediatras para servir como guardiões da linha de frente do desenvolvimento infantil saudável e, estrategicamente posicionados, líderes comunitários para informar novas estratégias baseadas na ciência para construir bases sólidas para a realização educacional, a produtividade econômica, a cidadania responsável e de saúde ao longo da vida.
Pensando nisto, o Instituto Pensi deve iniciar em 2014 a criação de um núcleo de pesquisa em primeira infância, com a preocupação nesta área de estresse tóxico.
Atualizado em 3 de junho de 2024