Ícone do site Instituto Pensi

Falando de cafeína mais uma vez

Falando de cafeína mais uma vez

Falando de cafeína mais uma vez

No nosso blog já falamos várias vezes sobre a cafeína e sua alta ingestão na infância. Embora as pessoas pensem sempre em café, ela está presente em várias bebidas, como chás, refrigerantes do tipo “Cola”, guaraná, bebidas energéticas, achocolatados etc.

O total de cafeína ingerida por crianças não tem aumentado nos últimos anos, mas suas fontes mudaram. As crianças estão bebendo refrigerante com menos cafeína, mas estão bebendo mais bebidas energéticas e café.

Leia também: Crianças não devem consumir bebidas energéticas

Os autores de um estudo realizado em março 2014, “Tendências no consumo de cafeína entre crianças e adolescentes norte-americanos“, examinaram dados dietéticos de crianças americanas entre 1999-2010 e concluíram que 73% das crianças já consumiram cafeína um  dia.

Embora o consumo não aumentasse, a Academia Americana de Pediatria mantém uma posição de que as bebidas energéticas que contêm estimulantes não têm lugar na dieta de crianças e adolescentes. Este estudo levanta preocupação sobre o papel das bebidas energéticas e café como contribuintes cada vez mais significativos para o consumo de cafeína entre crianças e adolescentes.

Os autores concluem que este estudo fornece uma base para o consumo de cafeína entre as crianças norte-americanas e adultos jovens, mas pesquisas adicionais são necessárias para monitorar as tendências nesta área.

Fonte: “Trends in Caffeine Intake Among U.S. Children and Adolescents,” (published online Feb. 10) Authors of a study in the March 2014 issue of Pediatrics

Atualizado em 5 de junho de 2024

Sair da versão mobile