PESQUISAR
Muitas pesquisas têm encontrado uma associação entre deficiências gerais de desenvolvimento e diabetes materna, porém poucas têm investigado possíveis ligações entre o autismo e doenças como obesidade e diabetes durante a gravidez.
No estudo publicado em maio de 2012, na revista Pediatrics: “Maternal Metabolic Conditions and Risk for Autism and Other Neurodevelopmental Disorders“, os pesquisadores examinaram 1.004 pequenos de 2 a 5 anos, matriculados na CHARGE (crianças com risco de autismo devido à genética e ao ambiente – em inglês), entre 2003 e 2010.
Nesse grupo, 517 crianças tinham autismo, 172 crianças tinham outro transtorno do desenvolvimento, e 315 estavam se desenvolvendo normalmente. No relatório do estudo, os autores, pela primeira vez, encontraram uma forte associação entre as condições metabólicas durante a gravidez (diabetes, obesidade e hipertensão) e transtorno do espectro do autismo ou atraso no desenvolvimento.
Veja alguns dados obtidos:
1. Mães obesas tiveram 1,6 vezes mais chance de ter um filho com autismo, e tiveram duas vezes mais probabilidade de ter uma criança com outro transtorno do desenvolvimento;
2. As mulheres com diabetes tinham 2,3 vezes mais probabilidade de ter um filho com atrasos de desenvolvimento. Crianças de mães com diabetes também foram piores nos testes de linguagem e comunicação, em comparação com filhos de mães sem alterações metabólicas.
Os autores do estudo concluem que as taxas crescentes de obesidade e diabetes podem ser diretamente associadas a problemas de desenvolvimento neurológico em crianças, e que esses dados, portanto, levantam sérias preocupações de saúde pública.
Leia também: Diabetes: conheça os tipos e os sintomas
Fonte: Maternal Metabolic Conditions and Risk for Autism and Other Neurodevelopmental Disorders
Paula Krakowiak, MSa,b, Cheryl K. Walker, MDc, Andrew A. Bremer, MD, PhDd, Alice S. Baker, BAa, Sally Ozonoff, PhDb,e, Robin L. Hansen, MDb,f, and Irva Hertz-Picciotto, PhDa,b
Atualizado em 19 de março de 2024
mensagem enviada
Parabéns, o post está muito informativo! Também gostei dessa matéria sobre o pós-parto: http://www.ligadedoutores.com.br/blog/perfeccionismo-pode-levar-a-depressao-pos-parto/