Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Especial férias: fogos de artifício

Especial férias: fogos de artifício

Especial férias: fogos de artifício

As festas juninas são marcadas por fogos, fogueiras e balões, entre outros itens muito perigosos e que requerem uma atenção especial, principalmente com crianças menores. Dentre eles, estão os fogos de artifício, que podem resultar em queimaduras graves, cicatrizes e desfiguração, que pode durar uma vida.

Os fogos de artifício aparentam certa segurança, com a impressão de serem como estrelinhas. Porém, eles podem atingir temperaturas acima de 1000 graus centígrados e podem queimar usuários e transeuntes.

As famílias podem participar de eventos que contenham fogos de artifício na comunidade. Inclusive, eles podem ser executados por profissionais ao invés de serem lançados em casa.

A Academia Americana de Pediatria recomenda a proibição de venda ao público de todos os fogos de artifício, incluindo as versões disponíveis que podem ser pedidas online e enviadas pelo correio.

Estes artefatos são classificados em A, B, C, e D, conforme o poder de queima e de explosão, e só podem ser vendidos para maiores de 18 anos.

De qualquer maneira, sabemos como a fiscalização é falha e, por esta razão, recomendamos aos pais e aos responsáveis que tomem cuidado quanto ao uso de deles.

Leia também: Deixe os fogos de artifícios para quem entende

Atualizado em 6 de maio de 2024

Sair da versão mobile