PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Hábitos de sono saudáveis: quantas horas o seu filho precisa?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Hábitos de sono saudáveis: quantas horas o seu filho precisa?

Hábitos de sono saudáveis: quantas horas o seu filho precisa?

30/07/2018
  7531   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

De bebês a crianças e adolescentes, os pais sempre querem saber quantas horas de sono são recomendadas. Embora seja verdade que as necessidades de sono variam de uma pessoa para outra, existem algumas diretrizes muito razoáveis, baseadas na ciência, para ajudá-lo a determinar se seu filho está tendo a quantidade de que precisa para crescer, aprender e brincar.

A Academia Americana de Medicina do Sono (AASM) fornece algumas orientações úteis sobre quanto sono as crianças precisam em diferentes estágios de desenvolvimento. Tenha em mente que esses números refletem o total de horas de sono em um período de 24 horas. Portanto, se seu filho ou sua filha ainda tiram sonecas, você precisará levar isso em conta.

Tabela de Horas do Sono

Idade Horas de sono recomendadas
Bebês:                  4 a 12 meses 12 a 16 horas (incluindo cochilos)
Bebês:                  1 a 2 anos 11 a 14 horas (incluindo cochilos)
Pré-escolar:          3 a 5 anos 10 a 13 horas (incluindo cochilos)
Escolar:                6 a 12 anos 9 a 12 horas
Adolescentes:      13 a 18 anos 8 a 10 horas

Fonte: Paruthi S, Brooksa; Li D’Ambrosio; C, Hall …. Recommended Amount of sleep for Pediatrics populations

Se esses números são surpreendentes para você, você não está sozinho. Os pais que trabalham e os pais solteiros são frequentemente obrigados a dormir menos por noite. A privação regular do sono muitas vezes leva a alguns comportamentos bastante difíceis e problemas de saúde – irritabilidade, dificuldade de concentração, hipertensão, obesidade, dores de cabeça e depressão. As crianças que dormem o suficiente têm um sistema imunológico mais saudável e melhor desempenho escolar, comportamento, memória e saúde mental. Veja algumas dicas:

1- Dormir o suficiente precisa ser uma prioridade familiar. Entenda como o sono afeta a sua saúde geral e de seus filhos. Lembre-se de que você é um modelo para seu filho, dê um bom exemplo. Ficar acordado a noite toda trabalhando ou ajudando o adolescente nos estudos não está enviando a mensagem certa. Tornar o sono uma prioridade para si mesmo mostra a seus filhos que é parte de um estilo de vida saudável – como comer direito e se exercitar regularmente;

2- Mantenha uma rotina diária regular. Seguir um cronograma todos os dias de vigília, horário das refeições, horário da soneca e brincadeiras ajudarão seu filho a se sentir seguro e confortável, além de ajudar na hora de dormir. Também é importante ter uma rotina de dormir: escovar os dentes, livro, cama. Certifique-se de que essas rotinas possam ser usadas em qualquer lugar, mesmo quando estiverem viajando, por exemplo;

3- Seja ativo durante o dia. Certifique-se de que seus filhos tenham atividades interessantes e variadas durante o dia, incluindo atividade física;

4- Tempo de tela. A recomendação é manter todas as telas (TVs, computadores, laptops, tablets e telefones) fora dos quartos das crianças, especialmente à noite. Desligue todas as telas pelo menos 60 minutos antes de dormir. Defina limites para o uso de telas ao longo do dia;

5- Crie um ambiente de quarto e casa seguro para o sono. Diminua as luzes antes de dormir e controle a temperatura em casa. Não encha a cama do seu filho com brinquedos. Ela deve ser um lugar para dormir, em vez de um lugar para brincar;

6- Perceba que os adolescentes também precisam de muitas horas de sono;

7- Evite uma agenda lotada para seu filho. Além do dever de casa, muitas crianças hoje têm atividades programadas (por exemplo, jogos esportivos, aulas, compromissos, etc.) que representam desafios para uma boa noite de sono. Dê um tempo aos seus filhos para relaxar e brincar, é o tempo de inatividade que eles precisam.

Aprenda a reconhecer problemas do sono. Os mais comuns em crianças incluem dificuldade em adormecer, despertares noturnos, roncos, resistência a ir para a cama, apneia e respiração alta ou pesada durante o sono. Os problemas podem se manifestar durante o dia também. Uma criança com sono insuficiente ou de má qualidade pode ter dificuldade em prestar atenção ou “zonear” na escola.

Fale com o pediatra do seu filho sobre o sono. Discuta estes hábitos com o médico, pois a maioria dos problemas é facilmente tratada. Ele ou ela pode pedir-lhe para manter um registro do sono ou dar sugestões adicionais para melhorar os hábitos de sono do seu filho.

Saiba mais sobre este assunto:

Fonte: Academia Americana de Pediatria (Copyright © 2016)

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Atualizado em 12 de dezembro de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.