A nutrição sempre anda junto à saúde. No caso das crianças, começa antes mesmo do nascimento, pois a gestante precisa se alimentar bem para que o bebê cresça e se desenvolva de maneira saudável.
Após o nascimento, tanto a mãe quanto o bebê necessitam de uma boa alimentação. Assim, a mulher conseguirá produzir uma quantidade adequada de leite. Seu filho ganhará peso e o cérebro dele terá condições de crescer de maneira adequada e alcançar todo o potencial de inteligência.
Saiba mais sobre o aleitamento materno
Para as crianças maiores, os pais precisam se preocupar em ensiná-las a se alimentar de forma saudável, evitando que elas criem hábitos inadequados, já que poderão optar por guloseimas e alimentos gostosos, mas poucos saudáveis. Estes comportamentos podem gerar doenças como desnutrição, anemia, raquitismo, diarreia, alterações de crescimento, déficit de vitaminas, entre outras.
Leia também: A criança e a alimentação
Já os adolescentes são um caso à parte, pois em teoria já deveriam estar educados, mas não possuem rotinas, pulam refeições, estão sempre com fome e com pressa. Com isso acabam, em boa parte das refeições, alimentando-se de lanches, salgadinhos e refrigerantes, além de, às vezes, abusarem de energéticos e de álcool.
Finalmente, nós, adultos, precisaríamos nos conscientizar que somos exemplos para nossos filhos. Devemos buscar uma dieta mais rica em nutrientes e pobre em calorias. Procurar almoçar com calma, fazer refeições e não lanches. Nada que nos impeça da pizza do sábado ou domingo, da feijoada do fim de semana, mas que isso seja a exceção e não a regra, afinal a nutrição é saúde para todos, não apenas para as crianças.
Atualizado em 1 de março de 2024