“Curar algumas vezes, aliviar quase sempre, consolar sempre”
Este aforismo define o compromisso do médico para com os doentes e foi consagrado como divisa da própria medicina. É frequentemente atribuído a Hipócrates.
No dia consagrado ao enfermo (doente) nada como lembrar aquele que é considerado o pai da medicina ocidental e cujos aforismos depois de 2.500 anos ainda mostram muita sabedoria.
Para nós, do Hospital Infantil Sabará, que cuidamos de crianças, estes enfermos tão especiais, esta é uma data que não comemoramos, mas aproveitamos para meditar sobre nosso papel de instituição.
Somos uma Fundação, que tem um hospital, e está voltada para a saúde infantil com a responsabilidade de cura, quando possível, e na tentativa de quase sempre aliviar a dor e o sofrimento não só dos pacientes, mas também de seus familiares e amigos. A consolação é decorrência natural neste caminho e acreditamos que fazemos isto com maestria. A humanização está na nossa alma.
Leia também: O que é humanização?
Nosso hospital foi planejado e construído pensando nestes enfermos e isto está presente em nossos valores:
“Cuidar da criança e de sua família é nossa razão de existir. Fazemos isso com compaixão, acolhimento e respeito.”
Que hoje e sempre possamos cuidar e tratar de nossos enfermos e seus familiares, buscando a cura de suas doenças e o alívio de seu sofrimento.
Fonte: Sociedade Brasileira da História da Medicina
Atualizado em 23 de fevereiro de 2024