PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Hoje tem aniversariante famoso: Mickey Mouse!
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Hoje tem aniversariante famoso: Mickey Mouse!

Hoje tem aniversariante famoso: Mickey Mouse!

10/01/2012
  2133   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

O famoso ratinho Mickey Mouse completa 80 anos de idade hoje e não há um fio de pelo cinza sobre sua cabeça ou no seu corpo. Claro que ele está um pouco mais redondo e continua vestindo a mesma roupa há décadas.

Leia também: Pernalonga faz 80 anos

Se pararmos para pensar, Mickey é um personagem bem exótico, que usa sapatos, shorts e estranhas luvas brancas, mora em uma casa, dirige um carro e tem um cão de estimação chamado Pluto. Por si só, já é bastante estranho que um rato tenha um cachorro como animal de estimação.

Ao longo dos anos, Mickey Mouse tem sido um símbolo de coisas diferentes e em momentos diversos.

Na década de 1930, época da grande Depressão Mundial, Mickey representava algo muito americano e simbolizava a resistência e a capacidade de se elevar acima derrota. Ao lado de Charlie Chaplin, eles simbolizavam o otimismo e a esperança numa espécie de inocência pura.

No primeiro filme, Steamboat Willie, ele é rude com uma figura de autoridade e um pouco malandro. Com o passar dos anos, a vida melhorou, e em 1940, Mickey não poderia mais ser o personagem impertinente revolucionário. Assim como a Disney se tornou mais respeitável, Mickey se tornou o polo de normalidade em torno do qual esta turminha (o nervoso pato Donald e o inapto Pateta) representava o american way of life (estilo de vida americano) da época.

Em 1950, Walt Disney começou a abrir o primeiro dos parques temáticos e Mickey assumiu outro papel, agora como anfitrião, genial mudo, e uma pessoa amigável com um terno, acolhendo as pessoas deste país das maravilhas e da fantasia.

Durante estes anos podemos nos lembrar de Mickey em vários papéis, mas o que eu mais gosto é o de aprendiz de feiticeiro no filme Fantasia.

Por que o filme Fantasia foi um marco na história da Disney

Agora, em 2012, as crianças estão assistindo Club do Mickey na TV com um Mickey Mouse digital, jogando videogame, e aos 80 anos ele está rejuvenescido novamente.

É fascinante que um personagem que não fez muitos filmes nos últimos 20 anos ainda tenha fama mundial, e muitas crianças e adultos ainda adoram o ratinho com sua fala infantilizada. Até mesmo Andy Warhol disse que Mickey era uma de suas imagens favoritas (fez até um quadro).

Parabéns, Mickey! E obrigado por nos fazer dar boas risadas nestes 80 anos!

Atualizado em 21 de fevereiro de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.