PESQUISAR
Preparar uma merenda com alimentos pouco saudáveis é um fator importante que contribui para o aumento da obesidade infantil. Mas os pais podem satisfazer os desejos de seus filhos com lanches saudáveis?
Num estudo publicado em janeiro pela Pediatrics, 201 crianças da terceira a sexta série foram submetidas aleatoriamente a uma das quatro refeições descritas abaixo:
• Batatas fritas;
• Queijo;
• Vegetais;
• Ou uma combinação de queijo e vegetais.
Crianças às quais foram dados apenas queijo ou legumes serviram de grupo controle para comparar o efeito das condições de lanche na ingestão de calorias.
As crianças foram convidadas a fazer um lanche livremente até se sentirem satisfeitas enquanto assistiam a um desenho animado de 45 minutos. Aquelas que comeram o lanche combinado ingeriram 72% menos calorias em comparação às crianças que comeram batatas fritas, sendo que esse grupo precisava de um número significativamente menor de alimento para se sentir satisfeito.
Crianças às quais foi oferecido apenas queijo consumiram menos calorias que aquelas que receberam batatas fritas, sugerindo que a substituição desse alimento por queijo poderia ser um passo suficiente para diminuir a ingestão calórica.
Se as crianças se alimentarem por meio de uma dieta saudável, rica em nutrientes (queijo e legumes), ao invés de lanches muito calóricos, como batatas fritas ou frituras, poderão consumir menos calorias em sua merenda, prevenindo a obesidade.
Leia também: Dicas para melhorar a alimentação dos seus filhos
Fonte: Association of Nutrient-Dense Snack Combinations With Calories and Vegetable Intake,” | Janeiro – 2013
Atualizado em 18 de abril de 2024