Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Instituto PENSI forma mais duas turmas no Estágio Observacional

Programa é oferecido anualmente desde 2013, nos meses de janeiro e julho

 

Na última sexta-feira (27/01), mais duas turmas finalizaram o Estágio Observacional do Instituto PENSI. Ao todo, 35 acadêmicos do curso de Medicina puderam acompanhar, sob supervisão, as rotinas do Sabará Hospital Infantil e do próprio PENSI, instituições que fazem parte da Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES), em seus braços assistencial e de ensino e pesquisa, respectivamente.

Com essa última turma, o programa atingiu a marca de 295 estudantes de instituições públicas e privadas de todo o país. O Estágio Observacional possui duas semanas de duração e contempla diversas áreas além da medicina: enfermagem, farmácia, psicologia, nutrição, fisioterapia, pesquisa clínica, voluntariado, humanização e child life. Os alunos também veem, na prática, o dia a dia do pronto-socorro, da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e do Centro Cirúrgico do Sabará Hospital Infantil.

Ao final de cada programa, os estudantes ainda têm um bate-papo com a diretora executiva do Instituto PENSI, Dra. Fátima Fernandes, e com o presidente da FJLES, Dr. José Luiz Egydio Setúbal para discutir a experiência ao longo dessas duas semanas.

De acordo com a Dra. Fátima Fernandes, além de estimular o interesse pelo cuidado das crianças de forma geral, a ideia do estágio é mostrar como funciona um hospital exclusivamente pediátrico. “Queremos mostrar que não se trata apenas de atender um paciente, mas de toda a organização que existe para isso, de diferentes áreas”.

Ainda segundo ela, os bons pediatras devem pensar em todos os aspectos que envolvem a saúde das crianças, além da questão física. “A multidisciplinaridade é essencial. Quando reunimos os saberes, temos um resultado ainda melhor. Um exemplo disso é o nosso Centro de Excelência em Nutrição e Dificuldades Alimentares, o CENDA, coordenado pelo Dr. Mauro Fisberg”.

Durante o encontro, o Dr. José Luiz reforçou a importância da multidisciplinaridade. “O Sabará é diferente pois possui um olhar holístico para cada paciente. Se você não tem um olhar completo e humanizado de tudo o que a criança precisa, dificilmente você será um bom médico. É necessário compreender as demais necessidades, como nutrição, fisioterapia, psicologia, child life e voluntariado. Isso nos ajuda a formar os melhores profissionais”.

 

Estudantes da Turma A

 

Estudantes da Turma B

 

Confira abaixo alguns feedbacks:

 

Ana Flávia Neves

“Eu adorei a dinâmica do estágio. Sempre queremos ficar mais em campo, mas a parte teórica é muito importante. Fiquei encantada! Não tem como não levar um pouco daqui conosco”.

Eduarda Pessuto

“Foi muito esclarecedor para o nosso plano de ensino, tanto para o agora como para os próximos passos da minha carreira. Inclusive, espero estar de volta em breve”.

Ana Gabrielly Cruz

“Aqui eu pude ver que existem outras áreas tão importantes quanto a medicina que são essenciais para atender cada paciente. Pude ver, na prática, como o ciclo se fecha, se completa, com todos os profissionais trabalhando juntos”.

Giovanna Miranda

“O cuidado de toda a instituição é impressionante. Os profissionais sabem o nome, as coisas favoritas dos pacientes, como a mãe está em relação ao tratamento do filho, sabem de tudo”.

Ana Laura Hubaide  

“Consegui entender como funciona, de verdade, o atendimento multiprofissional, o que quase não existe nos outros hospitais e, se existe, não possui essa integralidade”.

Giovanna Carraro

“Todo o procedimento do Instituto PENSI foi extremamente facilitador: as inscrições, a recepção dos alunos, a disponibilização do certificado. Essa organização faz toda a diferença! E aqui nós não somos só mais um. O jeito que nos recebem, nos tratam é muito bom. Os profissionais, além de nos recepcionarem, sempre perguntam se ficamos com alguma dúvida”.

 

Em breve, serão abertas as inscrições para o Estágio Observacional do mês de julho. Basta acompanhar as novidades AQUI!

Sair da versão mobile