PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Instituto PENSI forma mais duas turmas no Estágio Observacional
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Instituto PENSI forma mais duas turmas no Estágio Observacional

Instituto PENSI forma mais duas turmas no Estágio Observacional

31/01/2023
  1072   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Programa é oferecido anualmente desde 2013, nos meses de janeiro e julho

 

Na última sexta-feira (27/01), mais duas turmas finalizaram o Estágio Observacional do Instituto PENSI. Ao todo, 35 acadêmicos do curso de Medicina puderam acompanhar, sob supervisão, as rotinas do Sabará Hospital Infantil e do próprio PENSI, instituições que fazem parte da Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES), em seus braços assistencial e de ensino e pesquisa, respectivamente.

Com essa última turma, o programa atingiu a marca de 295 estudantes de instituições públicas e privadas de todo o país. O Estágio Observacional possui duas semanas de duração e contempla diversas áreas além da medicina: enfermagem, farmácia, psicologia, nutrição, fisioterapia, pesquisa clínica, voluntariado, humanização e child life. Os alunos também veem, na prática, o dia a dia do pronto-socorro, da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e do Centro Cirúrgico do Sabará Hospital Infantil.

Ao final de cada programa, os estudantes ainda têm um bate-papo com a diretora executiva do Instituto PENSI, Dra. Fátima Fernandes, e com o presidente da FJLES, Dr. José Luiz Egydio Setúbal para discutir a experiência ao longo dessas duas semanas.

De acordo com a Dra. Fátima Fernandes, além de estimular o interesse pelo cuidado das crianças de forma geral, a ideia do estágio é mostrar como funciona um hospital exclusivamente pediátrico. “Queremos mostrar que não se trata apenas de atender um paciente, mas de toda a organização que existe para isso, de diferentes áreas”.

Ainda segundo ela, os bons pediatras devem pensar em todos os aspectos que envolvem a saúde das crianças, além da questão física. “A multidisciplinaridade é essencial. Quando reunimos os saberes, temos um resultado ainda melhor. Um exemplo disso é o nosso Centro de Excelência em Nutrição e Dificuldades Alimentares, o CENDA, coordenado pelo Dr. Mauro Fisberg”.

Durante o encontro, o Dr. José Luiz reforçou a importância da multidisciplinaridade. “O Sabará é diferente pois possui um olhar holístico para cada paciente. Se você não tem um olhar completo e humanizado de tudo o que a criança precisa, dificilmente você será um bom médico. É necessário compreender as demais necessidades, como nutrição, fisioterapia, psicologia, child life e voluntariado. Isso nos ajuda a formar os melhores profissionais”.

 

Estudantes da Turma A

 

Estudantes da Turma B

 

Confira abaixo alguns feedbacks:

 

Ana Flávia Neves

“Eu adorei a dinâmica do estágio. Sempre queremos ficar mais em campo, mas a parte teórica é muito importante. Fiquei encantada! Não tem como não levar um pouco daqui conosco”.

Eduarda Pessuto

“Foi muito esclarecedor para o nosso plano de ensino, tanto para o agora como para os próximos passos da minha carreira. Inclusive, espero estar de volta em breve”.

Ana Gabrielly Cruz

“Aqui eu pude ver que existem outras áreas tão importantes quanto a medicina que são essenciais para atender cada paciente. Pude ver, na prática, como o ciclo se fecha, se completa, com todos os profissionais trabalhando juntos”.

Giovanna Miranda

“O cuidado de toda a instituição é impressionante. Os profissionais sabem o nome, as coisas favoritas dos pacientes, como a mãe está em relação ao tratamento do filho, sabem de tudo”.

Ana Laura Hubaide  

“Consegui entender como funciona, de verdade, o atendimento multiprofissional, o que quase não existe nos outros hospitais e, se existe, não possui essa integralidade”.

Giovanna Carraro

“Todo o procedimento do Instituto PENSI foi extremamente facilitador: as inscrições, a recepção dos alunos, a disponibilização do certificado. Essa organização faz toda a diferença! E aqui nós não somos só mais um. O jeito que nos recebem, nos tratam é muito bom. Os profissionais, além de nos recepcionarem, sempre perguntam se ficamos com alguma dúvida”.

 

Em breve, serão abertas as inscrições para o Estágio Observacional do mês de julho. Basta acompanhar as novidades AQUI!

Comunicação PENSI

Comunicação PENSI

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.