Quase todos os bebês e crianças pequenas usam mamadeiras, chupetas e copinhos para mais conforto e conveniência. Mas esses produtos são tão seguros como os pais pensam?
O estudo “Injuries Associated with Bottles, Pacifiers, and Sippy Cups in the United States, 1991-2010”, mostra dados do Sistema Nacional de Vigilância Eletrônica de Lesão dos EUA, sobre crianças tratadas em algum departamento de emergência por ferimento causado por mamadeira, chupeta ou copo com canudinho.
Nos EUA, 45.398 crianças menores de 3 anos de idade foram tratadas nos departamentos de emergência dos hospitais entre 1991 e 2010 – ou cerca de um a cada 4 horas. A maioria dos acidentes (86%) ocorreu por quedas enquanto as crianças usavam os itens e 83% das quedas resultaram em machucados ou contusões na boca e no rosto. Os autores do estudo também descobriram que 2/3 dos acidentes ocorreram até 1 ano de idade, um período em que os pequenos são instáveis para andar e propensos a quedas.
Dado o elevado número de lesões associadas ao uso de mamadeiras, chupetas e copinhos, os autores do estudo recomendam que as crianças não utilizem esses produtos para além dos tempos recomendados, e que os pais ajudem os filhos a fazer uma transição para um copo por volta de 1 ou 2 anos de idade, como recomendado pela Academia Americana de Pediatria.
Este artigo é interessante para levantar um problema comum em qualquer parte do mundo, ou seja, crianças aprendendo a andar e fazendo isso com mamadeiras, chupetas e copinho com bico ou canudinhos. Além da possibilidade de ferimento pela queda, muito comum nesta época da vida, existe a possibilidade de machucar mais a boca, quebrar dentes, tudo causado pelo objeto que está na boca das crianças.
Leia também: Chupeta: pode? até quando?
Fonte: “Injuries Associated with Bottles, Pacifiers, and Sippy Cups in the United States, 1991-2010″, in the June 2012 Pediatrics
Atualizado em 19 de março de 2024