Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Nossa Fundação completa 10 anos

fundação

Foto da Viagem Fantástica 2019, ação de voluntariado dos colaboradores da FJLES

Foto da Viagem Fantástica 2019, ação de voluntariado dos colaboradores da FJLES

Uma Fundação para cuidar das crianças. Este foi o sonho que iniciou tudo. No início dos anos 2000, quando começava o século XXI eu era um pediatra bem sucedido profissionalmente, tinha um consultório grande e era responsável pela terceirização da pediatria de um bom hospital da Zona Sul de São Paulo. Foi nessa época que comecei a fazer trabalho voluntário como professor em uma escola de alfabetização de adultos.

Em 2004, o hospital que trabalhava estava em crise econômica e acabei saindo com minha equipe e em vez de me dedicar ao consultório resolvi tirar um ano sabático no período da manhã, e cuidar da alma, como dizia na época. Não durou muito. Minha irmã, a Neca Setúbal me chamou para ajudá-la com a Fundação Tide Setúbal, que ela estava montando na Zona Leste e queria trabalhar com saúde. Como minha vida médica sempre se deu na medicina suplementar fui fazer uma pós graduação com o professor Marcos Bosi na Unifesp. Quase ao mesmo tempo, fui procurado pelo diretor da faculdade de medicina da Santa Casa para um projeto de ex-alunos. Digo que estes dois chamados mudaram minha vida daí para frente, pois fui estudar sobre Fundações e me reaproximei da Santa Casa.

Neste mesmo ano, o Pronto Socorro Sabará foi me oferecido para eu comprar a marca e o negócio, mas não o prédio. E assim em outubro de 2004 me tornei dono de 70% da marca e comecei o sonho de fazer uma ONG para cuidar de criança. Nossa Fundação é peculiar no mundo fundacional brasileiro. Ela foi constituída com a doação de um hospital, o Sabará Hospital Infantil, que é o responsável pela geração de caixa para um Fundo Patrimonial Familiar cuja causa é a saúde na infância e na juventude.

Com sua perenidade garantida a FJLES pode se dedicar a fazer seu papel de um agente de transformação social na sua área de atuação. Nossos primeiros 6 anos foram para pagar todos os investimentos feitos e saldar as dívidas bancárias e a partir de 2017 o Sabará Hospital Infantil conseguiu pagar também os investimentos familiares e dar início ao Fundo Patrimonial que existia em seu estatuto e que seria o responsável pelo financiamento dos projetos sociais e da Fundação.

O sucesso do hospital foi sempre muito maior do que qualquer plano de negócios pode prever, superamos as metas e pagamos as dívidas muito antes do que imaginávamos e com isso pudemos sonhar muito maior do que pensamos no início.

Hoje a FJLES funciona como uma holding social onde tem 4 iniciativas:

Trabalhamos sempre procurando fazer parcerias entre o Governo, a Academia, o Segundo e o Terceiro setor. Hoje, temos projetos com grandes universidades de São Paulo, do Brasil e do Mundo. Estamos fazendo projetos em parceria com Ministério da Saúde e com Governo estaduais e prefeituras. Recebemos estagiários das mais diversas regiões do Brasil. Nossos cursos são vistos por milhares de alunos presencialmente ou por EAD. Nossas redes sociais e nossos sites recebem milhões de visitas por ano. Nossas cartilhas sobre autismo são baixadas por milhares de pessoas ávidas por informações sobre esta condição.

Neste ano com a pandemia, fizemos webinars todas as semanas sobre os mais diversos temas, com milhares de pessoas impactadas. Nosso laboratório do Instituto PENSI recebeu habilitação, pelo Instituto Adolfo Lutz, para realizar testes de Covid-19. Desde agosto, o Instituto PENSI pode realizar testes para fins de pesquisa e diagnóstico, além de notificar casos de Covid-19.

O Instituto PENSI é uma das 8 instituições que aderiram ao COVID-19 Data Sharing/BR, o primeiro repositório de acesso aberto do país com dados demográficos e de exames clínicos e laboratoriais anonimizações de pacientes que fizeram testes para COVID-19. Lançada em junho por iniciativa da FAPESP, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), a iniciativa tem o objetivo de subsidiar pesquisas científicas sobre a doença nas mais diversas áreas de conhecimento.

Passados 10 anos e olhando para tudo que já fizemos e estamos fazendo é realmente para nos orgulhar e agradecer a todos que fizeram de forma tão generosa parte de nossa história.

Saiba mais:

Sair da versão mobile