PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Nossa Fundação completa 10 anos
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Nossa Fundação completa 10 anos

Nossa Fundação completa 10 anos

28/09/2020
  2589   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Foto da Viagem Fantástica 2019, ação de voluntariado dos colaboradores da FJLES

Uma Fundação para cuidar das crianças. Este foi o sonho que iniciou tudo. No início dos anos 2000, quando começava o século XXI eu era um pediatra bem sucedido profissionalmente, tinha um consultório grande e era responsável pela terceirização da pediatria de um bom hospital da Zona Sul de São Paulo. Foi nessa época que comecei a fazer trabalho voluntário como professor em uma escola de alfabetização de adultos.

Em 2004, o hospital que trabalhava estava em crise econômica e acabei saindo com minha equipe e em vez de me dedicar ao consultório resolvi tirar um ano sabático no período da manhã, e cuidar da alma, como dizia na época. Não durou muito. Minha irmã, a Neca Setúbal me chamou para ajudá-la com a Fundação Tide Setúbal, que ela estava montando na Zona Leste e queria trabalhar com saúde. Como minha vida médica sempre se deu na medicina suplementar fui fazer uma pós graduação com o professor Marcos Bosi na Unifesp. Quase ao mesmo tempo, fui procurado pelo diretor da faculdade de medicina da Santa Casa para um projeto de ex-alunos. Digo que estes dois chamados mudaram minha vida daí para frente, pois fui estudar sobre Fundações e me reaproximei da Santa Casa.

Neste mesmo ano, o Pronto Socorro Sabará foi me oferecido para eu comprar a marca e o negócio, mas não o prédio. E assim em outubro de 2004 me tornei dono de 70% da marca e comecei o sonho de fazer uma ONG para cuidar de criança. Nossa Fundação é peculiar no mundo fundacional brasileiro. Ela foi constituída com a doação de um hospital, o Sabará Hospital Infantil, que é o responsável pela geração de caixa para um Fundo Patrimonial Familiar cuja causa é a saúde na infância e na juventude.

Com sua perenidade garantida a FJLES pode se dedicar a fazer seu papel de um agente de transformação social na sua área de atuação. Nossos primeiros 6 anos foram para pagar todos os investimentos feitos e saldar as dívidas bancárias e a partir de 2017 o Sabará Hospital Infantil conseguiu pagar também os investimentos familiares e dar início ao Fundo Patrimonial que existia em seu estatuto e que seria o responsável pelo financiamento dos projetos sociais e da Fundação.

O sucesso do hospital foi sempre muito maior do que qualquer plano de negócios pode prever, superamos as metas e pagamos as dívidas muito antes do que imaginávamos e com isso pudemos sonhar muito maior do que pensamos no início.

Hoje a FJLES funciona como uma holding social onde tem 4 iniciativas:

  • Sabará Hospital Infantil– faz assistência médica pediátrica, é campo de estágio para estudantes da área de saúde e campo de pesquisa médica.
  • Instituto PENSI – é uma Oscip, e faz pesquisa clínica na área de saúde, ensino presencial e à distância, educação continuada de profissionais de saúde e gerencia projetos sociais da Fundação.
  • Autismo e Realidade – se dedica a causa do autismo levando informação para leigos, e fazendo advocacy da causa.
  • Fundação  – além de ser a holding tem o papel de fortalecer o setor filantrópico e fazer todo o advocacy da causa Saúde Infantil e de ser geradora dos projetos sociais.

Trabalhamos sempre procurando fazer parcerias entre o Governo, a Academia, o Segundo e o Terceiro setor. Hoje, temos projetos com grandes universidades de São Paulo, do Brasil e do Mundo. Estamos fazendo projetos em parceria com Ministério da Saúde e com Governo estaduais e prefeituras. Recebemos estagiários das mais diversas regiões do Brasil. Nossos cursos são vistos por milhares de alunos presencialmente ou por EAD. Nossas redes sociais e nossos sites recebem milhões de visitas por ano. Nossas cartilhas sobre autismo são baixadas por milhares de pessoas ávidas por informações sobre esta condição.

Neste ano com a pandemia, fizemos webinars todas as semanas sobre os mais diversos temas, com milhares de pessoas impactadas. Nosso laboratório do Instituto PENSI recebeu habilitação, pelo Instituto Adolfo Lutz, para realizar testes de Covid-19. Desde agosto, o Instituto PENSI pode realizar testes para fins de pesquisa e diagnóstico, além de notificar casos de Covid-19.

O Instituto PENSI é uma das 8 instituições que aderiram ao COVID-19 Data Sharing/BR, o primeiro repositório de acesso aberto do país com dados demográficos e de exames clínicos e laboratoriais anonimizações de pacientes que fizeram testes para COVID-19. Lançada em junho por iniciativa da FAPESP, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), a iniciativa tem o objetivo de subsidiar pesquisas científicas sobre a doença nas mais diversas áreas de conhecimento.

Passados 10 anos e olhando para tudo que já fizemos e estamos fazendo é realmente para nos orgulhar e agradecer a todos que fizeram de forma tão generosa parte de nossa história.

Saiba mais:

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.