PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
O que vimos no Congresso Americano de Pediatria 23 e o que teremos no Congresso Internacional Sabará-PENSI 24
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
O que vimos no Congresso Americano de Pediatria 23 e o que teremos no Congresso Internacional Sabará-PENSI 24

O que vimos no Congresso Americano de Pediatria 23 e o que teremos no Congresso Internacional Sabará-PENSI 24

29/11/2023
  851   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

O ex-diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas Anthony S. Fauci recebeu a designação de membro honorário da presidente da AAP, Sandy L. Chung, e foi aplaudido de pé pelo reconhecimento a uma carreira médica de mais de 50 anos.

Foto: Heloisa Ionemoto

O 23º Congresso Americano de Pediatria (AAP), realizado em Washington, de 25 a 27 de outubro de 2023, reuniu mais de 15 mil pediatras e outros profissionais de saúde de todo o mundo. O congresso contou com uma ampla variedade de palestras, workshops e mesas-redondas sobre os mais diversos temas relacionados à saúde infantil. “É um evento importante para nos atualizarmos e trazermos as discussões mais relevantes na área ao nosso próprio evento, o 7º Congresso Internacional Sabará-PENSI de Saúde Infantil, que acontece de 3 a 5 de outubro de 2024”, diz Fátima Fernandes, diretora executiva do PENSI. Os temas abordados terão, como sempre, um enfoque multiprofissional e multidisciplinar, envolvendo diferentes áreas como: medicina, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia hospitalar, child life specialist, farmácia, bioética, odontopediatria, gestão e qualidade hospitalar, humanização, voluntariado e saúde mental.

O aumento dos problemas de saúde mental em crianças e adolescentes foi um dos destaques do AAP-23. Um estudo apresentado no congresso americano mostrou que o número de crianças e adolescentes com problemas de saúde mental aumentou 50% desde o início da pandemia de covid-19. Os principais fatores que contribuíram para esse aumento foram o isolamento social, o uso excessivo das mídias sociais e a violência. “A saúde mental permanecerá como um tópico central também no nosso congresso, refletindo essa crescente preocupação global”, conta a Dra. Fátima. “Além disso, serão discutidos temas como vício em telas e games, transtornos alimentares, depressão e ansiedade em crianças.” Haverá ainda uma sala especial dedicada aos transtornos do espectro autista (TEA), apresentando linhas de pesquisa do PENSI, intervenções e estudos relacionados.

Um dos momentos de comoção do congresso americano foi a homenagem a Anthony S. Fauci. O AAP apresentou uma designação de membro honorário ao ex-diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID) em reconhecimento a uma carreira médica de mais de cinco décadas. No ano passado, o Dr. Fauci deixou o cargo após 38 anos como diretor do NIAID nos Institutos Nacionais de Saúde.

O congresso americano apresentou grande preocupação com as alterações climáticas que tanto impactam a saúde das crianças e adolescentes. “Esse será tema de nosso congresso também. Estamos preocupados em disseminar o conceito de termos um ambiente mais saudável e menos poluído para as crianças divulgando, por exemplo, a anamnese ambiental, já preconizada pela Sociedade Brasileira de Pediatria”, diz Fátima.

Neste link, é possível conferir de maneira mais aprofundada os destaques do Congresso Americano-23 em uma cobertura realizada pelo portal Afya.

O 6º Congresso Internacional Sabará-PENSI de 2023: público presencial de 1.668 pessoas e 350 palestrantes, sendo 12 internacionais. Foto: Agliberto Lima

O simpósio conduzido pelo grupo de estudos do Centro de Excelência em Nutrição e Dificuldades Alimentares (CENDA) apresentará novidades no mapeamento epidemiológico e propostas de intervenção para melhorar as condições nutricionais das populações. Já o segundo simpósio abordará doenças respiratórias, explorando não apenas a sazonalidade, mas também o impacto ambiental, incluindo a poluição intra e extradomiciliar.

A utilização da telemedicina para acompanhamento de doenças crônicas na infância e adolescência também será explorada, especialmente em áreas remotas ou mais vulneráveis. A busca por estratégias de atendimento à distância, incluindo a saúde mental, destacará a adaptação às inovações tecnológicas.

O Congresso Internacional Sabará-PENSI não apenas abrange as áreas tradicionais, mas também introduz cursos de habilidades para profissionais da saúde, visando a treinamentos de alto nível em diversas áreas, como atendimento em parada cardiorrespiratória e manipulação de ultrassom à beira-leito.

Adicionalmente, uma sala dedicada a residentes de pediatria oferecerá a oportunidade de apresentarem seus trabalhos, incentivando a participação ativa desses profissionais emergentes na comunidade científica. O evento é uma oportunidade não apenas de atualização nas complexidades da saúde infantil, mas também de fomentar a troca de conhecimento e experiências entre os profissionais.

Em meio às transformações e desafios na saúde infantil, a Fundação José Luiz Egydio Setúbal, o Sabará Hospital Infantil e o PENSI continuarão a liderar iniciativas inovadoras, promovendo o entendimento e aprimoramento das práticas de cuidado e promoção da saúde para as gerações futuras. Nesse sentido, o 7º Congresso Internacional Sabará-PENSI, que contará com profissionais renomados de várias instituições do Brasil e de fora, se destacará como um ponto de convergência para profissionais comprometidos em enfrentar os desafios complexos que envolvem a saúde das crianças no Brasil.

Por Rede Galápagos

Comunicação PENSI

Comunicação PENSI

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.