Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Orientação sobre medicina esportiva para crianças

Orientação sobre medicina esportiva para crianças

Orientação sobre medicina esportiva para crianças

Como pediatra, sou sempre questionado pelos pais sobre medicina esportiva: qual o melhor esporte para a criança de tal idade, se ela pode fazer determinada atividade ou quando iniciar a academia. 

Vamos aproveitar as Olimpíadas de Londres para falar sobre quais profissionais podem ajudar as crianças a escolherem e praticarem o esporte que mais se adapta às suas aptidões, idades e possibilidades.

Os atletas podem lidar com muitos tipos diferentes de pessoal médico após uma lesão. Eles também podem ser encaminhados pelos pediatras a um médico ou outros especialistas de medicina esportiva para avaliação e tratamento.

A seguir, coloco informações da Academia Americana de Pediatria (AAP) sobre os mais comuns especialistas de medicina esportiva:

Medicina esportiva nos cuidados primários

Cuidados primários da medicina esportiva são pediatras, médicos de medicina de família e outros profissionais com formação específica nessa área, como ortopedistas. Eles têm formação para diagnosticar, tratar e gerenciar problemas músculo-esqueléticos e médicos, incluindo torções e distensões, luxações, lesões ligamentares, fraturas, asma induzida por exercício, concussões, nutrição e suplemento, diabetes, transtornos alimentares, condições únicas do atleta com necessidades especiais.

Os ortopedistas da medicina esportiva são cirurgiões ortopédicos com treinamento especial que se especializam no tratamento operatório.

Professores de educação física e treinadores

O treinador pode ser o primeiro a avaliar o pequeno depois de uma lesão. Ele pode ajudar com os ferimentos, ao fazer a avaliação e atendimento inicial. Referir-se a médicos ou outros especialistas, reabilitação, e determinar a disponibilidade de um retorno seguro para jogar. Este profissional também pode auxiliar a organizar programas de prevenção de lesões, no uso de órtese ou equipamentos especiais para ajudar a proteger ou evitar lesões.

Os professores de educação física e treinadores devem concluir um curso universitário de 4 anos e passar por treinamentos e formação rigorosos para poder orientar as crianças, jovens e pais.

Leia também: Prevenção de lesões por treino excessivo em jovens atletas

Fisioterapeutas
O seu médico pode encaminhá-lo para um fisioterapeuta a fim de ajudar você a se recuperar da lesão. Os fisioterapeutas têm um grau mínimo de bacharel, embora muitos tenham formação em mestrado ou doutorado para o uso de técnicas especiais para o tratamento de lesões músculo-esqueléticas. Isso inclui a estimulação ultrassom, elétrica, massagem, terapia manual e exercícios terapêuticos. Esses profissionais trabalham com o seu médico para configurar programas de exercícios individuais de condicionamento físico em geral. Alguns fisioterapeutas também são certificados como preparadores físicos e podem oferecer os dois serviços.

Quiropratas
São profissionais formados em quiropraxia, para lidar com condições músculo-esqueléticas, lesões e dores. Muitos quiropratas se concentram nas questões da coluna vertebral e alinhamento para tratar uma lesão ou dor. 

Outros profissionais de medicina esportiva
Outros indivíduos e médicos especialistas podem ajudar os atletas com o treinamento, prevenção de lesões ou gestão delas. Estes incluem os personal trainers, massagistas, acupunturistas, nutricionistas esportivos e psicólogos do esporte. Cada um tem formação específica na respectiva área. No entanto, nenhum destes especialistas são certificados para diagnosticar lesões, prescrever o tratamento, ou dar autorização médica para o pequeno voltar a jogar.

Fonte: Care of the Young Athlete Patient Education Handouts (Copyright © 2011 American Academy of Pediatrics)

Atualizado em 21 de março de 2024

Sair da versão mobile