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Os primeiros sinais de Transtornos do Espectro do Autismo
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Os primeiros sinais de Transtornos do Espectro do Autismo

Os primeiros sinais de Transtornos do Espectro do Autismo

23/06/2014
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Conheça os primeiros sinais de Transtorno do Espectro do Autismo:

1-      Faz pouco ou nenhum contato visual

  • Mostra menos ou nenhuma expressão em resposta ao sorriso dos pais ou outras expressões faciais
  • Evita seguir o olhar ou o dedo de um dos pais para ver se o pai está olhando ou apontando
  • Não atende a chamados de atenção
  • Menor probabilidade de trazer objetos para mostrar aos pais apenas para compartilhar seu interesse
  • Não apresenta expressões faciais
  • Dificuldade em reconhecer o que os outros pensam ou sentem, de acordo com as suas expressões faciais

 

2-      Menos propensos a demonstrar preocupação (empatia) com os outros

  • Têm dificuldade em estabelecer e manter amizades

 

3-      Diferenças de comunicação

  • Não diz palavras simples até os 15 meses ou frases de 2 palavras até os 24 meses
  • Pode repetir exatamente o que os outros dizem, sem compreender o seu significado (repetindo ou ecolalia)
  • Responde aos sons (como uma buzina de carro ou miado de um gato), mas menos propensos a responder ao nome sendo chamado.
  • Pode referir-se a si mesmo como “você” e outros como “Eu” (inversão pronominal)
  • Mostra nenhum ou menos interesse em se comunicar
  • Menos provável que inicie ou continue uma conversa

 

4-      Menos propenso a usar brinquedos ou outros objetos para representar as pessoas ou a vida real na brincadeira

5-      Pode ter uma boa memória, especialmente para números, músicas, jingles de TV ou um tópico específico.

6-      Pode perder os marcos de linguagem, geralmente entre as idades de 15 e 24 meses em algumas crianças (regressão).

7-      Diferenças comportamentais (padrões estereotipados, repetitivos e restritos).

  • Pode balançar, fazer rotação, torcer dedos ou bater as mãos (comportamento estereotipado)
  • Gosta de rotinas, ordem e rituais
  • Pode ser obcecado com algumas atividades, fazê-las repetidamente durante o dia.
  • O mais provável é jogar com peças de brinquedos, em vez de todo o brinquedo (por exemplo, rodas de um caminhão).
  • Pode ter habilidades dissidentes, tais como a capacidade de ler em uma idade adiantada, mas muitas vezes sem entender o que isso significa.
  • Pode não chorar se estiver com dor ou não parece ter medo
  • Pode ser muito sensível ou não sensível a todos os cheiros, sons, luzes, texturas e toque (diferenças de processamento sensorial).
  • Pode ter uso incomum de visão ou olhar (por exemplo, olha para os objetos a partir de ângulos incomuns).
  • Pode ter interesses incomuns ou intensos

Nem sempre é fácil para os pais saber se uma criança tem um transtorno do espectro do autismo (TEA). Alguns dos sintomas podem ser vistos em crianças com outros tipos de problemas de desenvolvimento, comportamentais ou, em menor extensão, em crianças com desenvolvimento típico. Além disso, nem todos os sintomas são observados em todas as crianças. Algumas crianças podem apresentar só alguns dos sintomas. Isto é o que torna o processo de diagnosticar TEA difícil. Mas aqui estão alguns exemplos que podem ajudar a distinguir uma criança com TEA das outras crianças.

Com 12 meses

– Uma criança com desenvolvimento típico vai virar a cabeça quando ouve seu nome.

– Uma criança com TEA pode não voltar-se para olhar, mesmo depois que seu nome é repetido várias vezes, mas vai responder a outros sons.

Com 18 meses

– Uma criança com habilidades de fala em atraso irá apontar ou usar expressões faciais para compensar a falta de fala.

– Uma criança com TEA pode não fazer nenhuma tentativa para compensar a fala atrasada ou pode limitar o discurso repetindo o que ouve na TV ou o que ela acabara de ouvir.

Com 24 meses

– Uma criança sem TEA traz uma foto para mostrar à sua mãe e compartilha sua alegria com ela.

– Uma criança com TEA pode trazer um pote de bolhas de sabão para sua mãe abrir, mas não olha para o rosto dela quando o faz, nem compartilha o prazer de brincarem juntos.

Fonte: Transtornos do Espectro do Autismo: O que cada pai precisa saber (Copyright © American Academy of Pediatrics 2012)

Leia também: O aumento da prevalência de Autismo

Atualizado em 13 de junho de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

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