Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Otite: como prevenir a dor de ouvido das crianças

Otite em crianças

Otite em crianças

Cerca de 75% dos casos de otite aumentam no verão. A inflamação do ouvido normalmente causa dor e incomoda muito as crianças, podendo ser considerada uma das doenças do verão, a chamada otite externa.

Pelo fato das crianças passarem a maior parte do tempo, nessa época com elevadas temperaturas, em locais úmidos como piscinas ou mar, a umidade do ouvido aumenta significativamente. Assim, este tipo de ambiente facilita a proliferação de microorganismos. “Crianças são mais fáceis de adquirir o transtorno, pois costumam permanecer por longos períodos dentro da água”, ressalta o Dr. Fabrizio Romano, otorrinolaringologista.

Saiba mais sobre a otite

A utilização inadequada do cotonete pode agravar o problema. Deve-se limpar o ouvido somente externamente com uma toalha de pano. O cerúmen é a proteção do ouvido externo e só deve ser retirado se estiver incomodando, por exemplo causando diminuição da audição, ou para facilitar o exame do ouvido, um procedimento sempre médico. O cotonete pode provocar alguma lesão na pele do ouvido, facilitando a ação de agentes nocivos no local.

Os sintomas mais comuns das otites são: coceira, inchaço e dor de ouvido, em casos mais graves nota-se também febre e secreção. O tratamento pode ser feito com antibióticos ou antiinflamatórios, normalmente em gotas.

Utilizar protetores auriculares e realizar uma limpeza assim que a criança sair da água são boas formas de prevenção. Substâncias secativas também podem ser utilizadas, mas lembre-se sempre de evitar a automedicação. Procurar um pediatra para indicar um tratamento adequado é a melhor escolha.

Leia também: Infecção de ouvido entre as crianças está diminuindo

Atualizado em 15 de janeiro de 2024

Sair da versão mobile