Nossa Fundação, além de fazer a assistência de saúde pediátrica no Sabará Hospital Infantil e nos seus Centros de Excelência, há 5 anos possui um Centro de Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil, o Instituto PENSI.
Os avanços na investigação pediátrica reduziram significativamente as mortes e melhoraram a qualidade de vida das famílias em todo o mundo em décadas anteriores. Segundo um artigo publicado pela Academia Americana de Pediatria (AAP), os pesquisadores estão agora preparados para alcançar realizações médicas ainda maiores, impulsionadas pelo uso de novas ferramentas baseadas em tecnologia, incluindo registros de saúde eletrônicos, que ajudarão na coleta de dados longitudinais.
“The Next Seven Achievements in Pediatric Research”, publicado em maio de 2017 na revista Pediatrics, reflete sobre o progresso que foi feito e prevê as próximas grandes descobertas de investigação para a saúde das crianças. O artigo enfatiza a necessidade de apoio federal contínuo e foco na pesquisa de saúde infantil. Novos riscos como o vírus Zika, a epidemia de obesidade e a exposição a experiências adversas na infância ameaçam encurtar a expectativa de vida da próxima geração sem uma abordagem baseada em ciência, afirmam os autores.
Devemos continuar o impulso que nos trouxe imunizações que salvam vidas, que reduziu mortes de bebês e aumentou a expectativa de vida para crianças por causa de tratamentos recentemente descobertos e medidas preventivas. Estamos à beira de novas iniciativas emocionantes que podem avançar apenas com apoio para pesquisas, formação de médicos e melhorias na coleta de dados.
Em 2015, o Comitê de Pesquisas Pediátricas da AAP destacou sete grandes conquistas em pesquisa pediátrica realizadas até então nos últimos anos, que foram escolhidas a partir de respostas a uma pesquisa de membros da diretoria da organização profissional pediátrica. As sete histórias de sucesso citadas foram:
1- Prevenção de doenças com imunizações que salvam vidas;
2- Redução de morte súbita infantil com uma campanha “Back to Sleep”;
3- Encontrar uma cura para a Leucemia Linfoblástica Aguda;
4- Ajudar bebês prematuros a respirar com uma terapia específica chamada surfactante;
5- Prevenção da transmissão do HIV da mãe para o bebê;
6- Aumento da expectativa de vida de crianças com Anemia Falciforme e Fibrose Cística;
7- Salvar vidas com assentos de carro e cintos de segurança.
As próximas sete grandes realizações, os autores preveem, serão:
1- Mais imunizações pediátricas para prevenir doenças emergentes e persistentes;
2- Imunoterapia contra o câncer;
3- Descobertas genômicas para predizer, prevenir e tratar doenças mais eficazmente;
4- Reconhecer as origens fetal e infantil da doença adulta antes de uma intervenção precoce eficaz;
5- Compreender como as condições sociais e ambientais afetam a saúde para orientar os esforços de saúde da população;
6- Iniciativas de melhoria da qualidade no atendimento médico;
7- Implementação de conhecimentos de investigação para reduzir a pobreza global.
No entanto, o campo de pesquisa pediátrica enfrenta desafios, como o esforço exclusivo necessário para incluir crianças e adolescentes em pesquisa clínica. Além disso, a parte do financiamento fornecido pelo National Institutes of Health (NIH) – a espinha dorsal da empresa de investigação nos EUA.
O Instituto PENSI está se preparando para entrar nesse mundo, aumentou suas instalações, dobrando sua área e instalando um laboratório para uso exclusivo em nossas pesquisas clínicas. Ainda estamos muito no início, mas já temos algumas investigações importantes.
Saiba mais sobre nós:
https://institutopensi.org.br/pesquisa/sobre-o-centro-de-pesquisa/
Leia também: Pesquisa Clínica em pediatria
Fonte: Pediatrics – April 2017
The Next 7 Great Achievements in Pediatric Research
Tina L. Cheng, Clifford W. Bogue, George J. Dover
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 21 de outubro de 2024