PESQUISAR
Em 1985, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 5 de dezembro como o Dia Internacional do Voluntário. A ONU define o voluntário como uma pessoa que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social ou outros campos.
O voluntariado promove a cidadania, o amor ao seu semelhante, cria resiliência e fortalece a preparação das comunidades. O voluntariado também transforma tanto os voluntários como as pessoas com quem eles trabalham.
Na nossa instituição, contamos com trabalho voluntário no Sabará Hospital Infantil, nas diretorias estatutárias e nos três Conselhos da Fundação: o Superior, o Fiscal e o do Hospital. No total, são quase 200 pessoas que doam suas horas de trabalho, suas expertises, seus talentos e seu amor pelas crianças.
Também fazemos uma ação de Voluntariado Empresarial, a Viagem Fantástica. Nesta ação, que ocorre um final de semana por ano, os funcionários da instituição, juntamente com seus convidados, fazem uma atividade voluntária em uma comunidade carente de São Paulo. Já construímos praças no Jardim Lapena, em São Miguel Paulista, e reformamos casas para crianças com deficiência. Também melhoramos as condições e fizemos brincadeiras em abrigos da prefeitura de São Paulo.
O Instituto Pensi, que abriga nosso voluntariado, tem uma bela formação para os nossos voluntários, preparando-os para as atividades com as crianças dentro do Sabará Hospital Infantil. Lá eles poderão brincar com as crianças ou desenvolver atividades com adultos, com o objetivo de diminuir o estresse da família hospitalizada. Já formamos milhares de voluntários e nos orgulhamos muito deste serviço. Enquanto as pessoas demonstrarem interesse no trabalho voluntário, continuaremos oferecendo formação com cursos suplementares.
Agora na pandemia, resolvemos retirar os voluntários do contato direto com os pacientes, mas eles continuaram realizando suas atividades em casa. Foi muito legal receber as cartas que escreveram para todos que estavam na frente de trabalho contra a Covid-19 e acompanhar a distribuição dos kits que prepararam para as crianças internadas. Afinal, a vida no hospital continua com a pandemia.
Trabalhar voluntariamente em um hospital, ainda mais com crianças doentes e, muitas vezes, com quadros graves ou complexos, pode exigir muito de nossos voluntários. Por isso, contamos com rodas de conversas com supervisão de psicólogos de nosso corpo clínico ou com a ajuda do Child Life Specialist, um profissional da saúde que estamos introduzindo no Brasil, mas comum nos hospitais pediátricos americanos. Também é exigido do nosso voluntário que tenha o esquema vacinal completo para sua própria segurança.
Quero agradecer a todos nossos voluntários e voluntárias pelo magnifico trabalho desenvolvido por vocês. Parabéns à Sandra, que idealizou e define a estratégia do corpo de voluntariado e da rede de humanização, ao time todo comandado pela Carol Sanches, e também a Bruna e Lilian.
A todas e a todos muito obrigado.
Saiba mais sobre o assunto:
• https://institutopensi.org.br/respons-social/voluntariado/
• https://institutopensi.org.br/gerenciamento-de-voluntarios-em-tempos-de-isolamento-social/
• https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/formacao-continuada-do-voluntariado-reflexoes-sobre-a-pratica-de-um-voluntario/
• https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/programa-de-voluntariado-realiza-oficina-de-brincadeiras-em-quartos-de-hospital/
• https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/venha-fazer-uma-viagem-fantastica/
• https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/trabalho-voluntario-fundacao-jose-luiz-egydio-setubal/