Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Pobreza e saúde da criança

Pobreza e Saúde da Criança

Pobreza e Saúde da Criança

Enfatizo sempre que o Hospital Infantil Sabará pertence a uma Fundação e, apesar de fazer atendimento na medicina suplementar, ele não visa lucro e seus resultados financeiros são aplicados em atividades sociais. Uma das bandeiras sociais que levantamos é a da primeira infância, para a qual fazemos parte da NCPI (Núcleo de Ciência Pela Infância). Um dos fatos mais importantes é a adversidade da pobreza e seu impacto na Saúde Infantil e que se reflete por toda a vida.

Crescer pobre torna tudo mais difícil. Para muitas crianças, viver nos limites da pobreza impede sua capacidade de atingir seu maior potencial.

Consequências da pobreza sobre a saúde infantil:

Hoje, 1 em cada 5 crianças vivem na pobreza nos EUA e 23% são menores de cinco anos. O maior alcance que temos para crianças com menos de cinco anos de idade é através de pediatras.

Um pediatra pode perguntar a uma criança “Onde dói?”. Mas não pode questionar ao pai da criança “Você tem dificuldade em pagar as despesas no final do mês?” É difícil para um pediatra saber quem precisa ajudar.

Os pediatras americanos, tanto individualmente como através da Academia Americana de Pediatria, estão trabalhando para políticas que apoiem as famílias pobres.

O Brasil não possui esta tradição, que é muito comum nos EUA. Talvez pelo momento político que estamos passando, esta seja uma boa hora para começarmos a pensar nas nossas crianças carentes.

Leia também: O estresse tóxico e seus efeitos ao longo da vida

Fonte: Pobreza e Saúde da Criança, nos Estados Unidos (Declaração de Política AAP) Academia Americana de Pediatria (Copyright: © 2016)

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Atualizado em 25 de setembro de 2024

Sair da versão mobile