
Blog Saúde Infantil
Pobreza e saúde da criança
- Crianças de famílias pobres ou que vivem em bairros ou regiões pobres são mais propensas a terem graves problemas de saúde.
- Baixo peso de nascimento - Má nutrição e tabagismo durante a gravidez são causas comuns de baixo peso ao nascer. Esses bebês têm maiores taxas de re-hospitalização, problemas de crescimento, doenças infantis, problemas de aprendizagem e atrasos no desenvolvimento. Os bebês que nascem com baixo peso estão em maior risco de morrer no primeiro ano de vida.
- Doenças crônicas, como a asma - Qualidade da habitação pobre (mofo, frio, calor) e exposição ao fumo passivo são fatores contribuintes para esta doença.
- Obesidade e pressão arterial elevada - Bairros pobres podem não ter playgrounds, parques ou esportes organizados para as crianças. Todas estas coisas são barreiras para um peso corporal saudável.
- Lesões acidentais aumentadas - Viver em uma casa que não é segura e em um bairro perigoso coloca as crianças em maior risco de acidentes e violência.
- Falta de preparação para a escola - As crianças pobres são menos susceptíveis a participar em atividades organizadas e, muitas vezes, não têm material didático suficiente ou livros em casa. Famílias de baixa educação parental e monoparentais são fatores complexos que podem interferir com a preparação para a escola.
- Estresse tóxico - A pobreza é estressante. Provoca danos ao cérebro e à saúde física e mental de uma criança até a idade adulta.
- Experiências adversas na infância - Violência no lar, ter um pai na prisão e negligência emocional, por exemplo, aumentam a quantidade de estresse tóxico que as crianças enfrentam. Crianças em situação de pobreza são mais propensas a ter essas experiências que aqueles que vivem acima da linha de pobreza.
Dr. José Luiz Setúbal
(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.
#doença #criança #saúde #infãncia #estresse #violência #pobreza #estresse tóxico #vulnerabilidade #pobre