PESQUISAR
Como devemos preparar nossos filhos mais velhos para o seu novo irmãozinho ou irmãzinha?
Um bebê novo traz alegrias e desafios para uma família. Os pais ficam animados, mas também nervosos sobre como seus filhos mais velhos vão reagir ao recém-nascido. Todos os tipos de perguntas surgem: Como devemos dizer aos nossos filhos mais velhos que eles vão ter um irmãozinho ou irmãzinha? Será que eles vão ficar com ciúmes do novo bebê? Como podemos ajudá-los a se darem bem?
Crianças de diferentes idades vão reagir de forma diferente com o novo bebê em casa. Sabendo o que esperar de cada faixa etária, será mais fácil lidar com as mudanças em sua família.
De 1 a 2 anos
As crianças desta idade não vão entender muito bem o que significa ter um novo irmão ou irmã. No entanto, deixe seu filho ouvi-lo falar sobre o “novo bebê” e sentir a sua excitação. Ele pode não entender por que você está animado, mas sua atitude vai influenciá-lo.
Tenha em mente que você pode não atender as necessidades de ambos os filhos o tempo todo. Peça o apoio de outros parentes e amigos.
Outras ideias para ajudar a preparar o seu filho muito novo para a chegada do irmãozinho incluem:
De 2 a 4 anos
Nessa idade, a criança ainda é muito ligada a você e pode não entender como compartilhar você com os outros. Seu filho também pode ser muito sensível às mudanças e pode se sentir ameaçado pela ideia de um novo membro da família. Aqui estão algumas sugestões que podem ajudar a aliviar o momento:
Crianças em idade escolar
Crianças com mais de 5 anos geralmente não se sentem tão ameaçadas por um novo bebê como as menores. No entanto, elas podem ressentir-se da atenção que o novo bebê recebe. Para preparar o seu filho em idade escolar para um novo bebê:
Minha experiência como pediatra não é muito diferente disso, mas o caso que me chamou a atenção foi um menino de 17 anos cuja mãe teve um filho temporão. O rapaz já cursava uma faculdade e teve uma crise de ciúme que eu nunca havia visto. Não deve ser fácil, após 17 anos de filho único, perder este espaço. Após alguns anos, superou e teve um papel importante na criação do irmão.
Leia também: Uma mensagem especial para novos pais
Fonte: Relacionamentos entre irmãos (Copyright: © 2007 Academia Americana de Pediatria, atualizados 3/2007)
As informações contidas neste site não devem ser utilizadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o seu pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 11 de setembro de 2024