O “Head Start” é um programa do governo americano, realizado pelo Departamento de Saúde e Assistência Social, e compreende ações de educação e saúde na primeira infância (pré-escolar até 5 anos) e procura envolver pais e cuidadores de famílias de crianças de baixa renda.
Um artigo publicado na revista Pediatrics de fevereiro de 2015 mostrava uma ação do Head Start feita com população pré-escolar de baixa renda com sobrepeso ou obesidade.
A amostra incluiu crianças participantes do Head Start entre 2005 e 2013 e crianças de dois grupos de comparação selecionadas de um sistema de saúde de atenção primária de Michigan (EUA).
A amostra total incluiu 43748 crianças. 16,8% delas eram obesas e 16,6% estavam acima do peso na observação inicial. As crianças obesas do Head Start apresentaram maior declínio no IMC durante o primeiro ano letivo contra os grupos de comparação. Os participantes do Head Start eram menos obesos, menos acima do peso e menos abaixo do peso no acompanhamento do que as crianças nos grupos de comparação.
As crianças em idade pré-escolar com um peso pouco saudável que participaram do Head Start tinham um IMC significativamente mais saudável na idade de entrada no jardim de infância do que as crianças de comparação num sistema de saúde de cuidados primários.
Apesar de termos condições totalmente diferentes aqui no Brasil, o problema de obesidade e sobrepeso é real, mesmo em populações muito carentes, e programas como estes que são bem sucedidos podem ser realizados nestas populações como uma medida de medicina preventiva para as crianças pré-escolares.
Leia também: Seu filho está com sobrepeso?
Fonte: February 2015 Pediatrics, “Changes in Body Mass Index Associated With Head Start Participation”
Atualizado em 24 de julho de 2024