Num país tão desigual como o Brasil, precisamos trabalhar muito na assistência social para ajudar as crianças a não repetirem a história de seus pais.
As experiências adversas na infância (EAIs) incluem eventos estressantes e potencialmente traumáticos associados a maior risco de problemas de comportamento a longo prazo e doenças crônicas.
Não se sabe se as contagens de EAIs dos pais (um índice de EAIs padrão) conferem risco intergeracional à saúde comportamental de seus filhos.
Neste estudo, publicado na edição de agosto de 2018 da Pediatrics, estima-se que os eventos adversos da infância dos pais, como abuso, negligência ou disfunção domiciliar, podem transitar para a vida de seus filhos.
O estudo “Experiências Adversas da Infância dos Pais e Problemas de Saúde Comportamental de seus filhos” usou uma amostra nacional de famílias americanas e descobriu que filhos de pais que tiveram quatro ou mais eventos adversos na infância antes dos 18 anos tiveram um risco aumentado de problemas comportamentais.
Contagens mais elevadas de eventos adversos dos pais – particularmente para as mães – afetaram o bem-estar emocional de seus filhos, mostrando que as experiências adversas da infância dos pais podem se estender por gerações.
Os filhos desses pais aumentaram as chances de desenvolver problemas de comportamento, incluindo transtorno de déficit de atenção / hiperatividade e distúrbios emocionais.
Os pesquisadores afirmam que esta informação levanta a possibilidade de que os eventos adversos dos pais possam influenciar o comportamento das crianças através de estilos parentais aprendidos, especialmente para as mães.
Eles também afirmam que os resultados mostram que os escores de eventos adversos dos pais podem ajudar os médicos a identificar, muito cedo, crianças com maior risco de problemas de saúde comportamental e oferecer uma oportunidade de direcionar intervenções preventivas precocemente na vida da criança em risco, talvez equipando os pais com habilidades parentais aprimoradas.
Nossa Fundação, por meio do Instituto Pensi, tem como linha de pesquisa e atuação a primeira infância, justamente por acreditar que é nestes primeiros anos de vida que podemos ajudar as famílias a criarem filhos saudáveis e assim teremos adultos capazes de mudar nosso país.
Saiba mais sobre isso no blog do Hospital Infantil Sabará:
- Desenvolvimento cerebral na primeira infância, saúde e bem estar
- Bases ao desenvolvimento saudável na primeira infância
- Vamos conversar sobre primeira infância?
Fonte: Pediatrics July 2018
From the American Academy of Pediatrics Article
Parents’ Adverse Childhood Experiences and Their Children’s Behavioral Health Problems
Adam Schickedanz, Neal Halfon, Narayan Sastry, Paul J. Chung
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 20 de dezembro de 2024