O apresentador Tiago Leifert e sua esposa, a youtuber Daiana Garbin, revelaram no final de janeiro, em vídeo publicado no Instagram, que a filha dos dois, Lua, está com um câncer raro nos olhos, chamado retinoblastoma.
Mas o que podemos fazer para saber se as nossas crianças podem ter problemas de visão ou nos olhos? Nossa primeira recomendação é que, além das consultas periódicas com um pediatra, seu filho passe por consultas com oftalmologistas, pelo menos, uma no primeiro ano de vida e outra antes do segundo ou terceiro ano. É sempre bom fazer outra avaliação antes do início da idade escolar, por volta dos 5 ou 6 anos.
Exames oftalmológicos feitos pelo médico do seu filho são uma maneira importante de identificar problemas com a visão. Problemas que são encontrados precocemente têm mais chances de serem tratados com sucesso. Aqui damos algumas dicas de sinais de alertas:
- Bebés até 1 ano de idade:
Bebês com mais de 3 meses devem ser capazes de seguir ou rastrear um objeto, como um brinquedo ou bola, com os olhos enquanto ele se move em seu campo de visão. Se o seu bebê não puder fazer contato visual estável a essa altura ou parecer incapaz de ver, informe ao médico do seu filho. Para mais informações, veja: “Desenvolvimento da visão infantil: o que os bebês podem ver?”.
Antes dos 4 meses, os olhos da maioria dos bebês ocasionalmente parecem desalinhados (estrabismo). No entanto, após 4 meses, o cruzamento para dentro ou o desvio para fora geralmente é anormal. Se um destes estiver presente, informe ao médico do seu filho.
- Idade pré-escolar:
Se os olhos do seu filho ficarem desalinhados, informe ao médico do seu filho imediatamente. No entanto, problemas de visão como um olho preguiçoso (ambliopia) podem não apresentar sinais de alerta e seu filho pode não relatar problemas de visão. Por isso, neste momento, é importante verificar a visão do seu filho. Existem testes especiais para verificar a visão do seu filho, mesmo que ele ainda não saiba ler.
- Em todas as idades:
Se você notar algum dos seguintes sinais ou sintomas, informe ao médico do seu filho:
- Olhos desalinhados (parecem vesgos, desviados ou não focam juntos);
- Cor branca ou branca acinzentada na pupila;
- Olhos que vibram rapidamente de um lado para o outro ou para cima e para baixo;
- Dor nos olhos ou desconforto;
- Vermelhidão em ambos os olhos que não desaparece em alguns dias;
- Coceira nos olhos;
- Pus ou crosta em ambos os olhos;
- Olhos que estão sempre lacrimejantes;
- Pálpebras caídas;
- Olhos que, muitas vezes, parecem excessivamente sensíveis à luz.
O que é retinoblastoma?
O retinoblastoma é o tumor intraocular mais comum da infância e corresponde de 2,5% a 4% de todas as neoplasias pediátricas, embora seja bem raro. Foi o primeiro câncer a ser descrito como uma doença genética.
Saiba mais:
https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/cuidando-dos-olhos-do-seu-filho/
https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/cancer-em-criancas-e-adolescentes/