PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Quais são as últimas novidades sobre a gripe?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Quais são as últimas novidades sobre a gripe?

Quais são as últimas novidades sobre a gripe?

13/07/2016
  3291   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

O artigo adiante é uma adaptação das orientações da Academia Americana de Pediatria aos pais e professores nos EUA para o período de redução da circulação do vírus da gripe.

A gripe ainda está circulando?

O vírus Influenza continua em atividade, mas está diminuindo para esta temporada na maior parte do país. É importante notar que os vírus da gripe podem continuar a circular em níveis baixos, até mesmo durante o verão. Eles podem espalhar facilmente de uma pessoa para outra e podem causar doença de leve a grave e, por vezes, levar à hospitalização ou até mesmo à morte.

Há passos importantes que os prestadores de cuidados infantis podem tomar para proteger as crianças de doenças relacionadas com a gripe. O Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomenda tomar ações preventivas diárias para impedir a propagação de germes e obter uma vacina contra a gripe. As práticas de controle de infecção funcionam bem para a prevenção de outras doenças infecciosas também.

Faça a escolha certa: tome a vacina

Tomar a vacina da gripe todos os anos continua a ser a melhor e mais importante ação de proteção das crianças e seus cuidadores e a melhor forma de evitar as complicações relacionadas. Ainda é importante tomar a vacina contra a gripe sazonal até o seu vencimento. A vacinação contra a gripe é recomendada para todos, desde os 6 meses de idade e mais velhos, incluindo toda a equipe de cuidados infantis.

A vacinação é especialmente importante para as crianças com menos de 5 anos de idade e crianças de qualquer idade em grupo de risco e doenças crônicas (como asma, diabetes, doenças cardíacas e doenças neurológicas) que os colocam em maior risco de complicações graves.

Prestadores de cuidados infantis também podem incentivar as mulheres grávidas a se vacinarem contra a gripe todos os anos. O CDC recomenda que as mulheres grávidas tomem a vacina durante qualquer trimestre da gravidez para se protegerem e protegerem os seus bebês em desenvolvimento. Crianças abaixo de 6 meses são 70% menos propensas a contrair a gripe se suas mães tomaram a vacina durante a gravidez.

Crianças e medicamentos antivirais

Embora a vacina contra a gripe seja a melhor maneira de prevenir a gripe, existem medicamentos prescritos que podem ser utilizados para tratar a doença. Medicamentos antivirais podem tornar os sintomas gripais mais suaves. Eles funcionam melhor se iniciados dentro dos dois primeiros dias da doença. Consulte um médico para tirar suas dúvidas em relação aos medicamentos.

Leia também: A vacinação de mulheres grávidas contra a gripe protege suas crianças

Fonte: Pediatrics

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Atualizado em 17 de setembro de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.