Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Quem é o especialista em cuidados intensivos pediátricos?

Quem é o especialista em cuidados intensivos pediátricos?

Quem é o especialista em cuidados intensivos pediátricos?

Qualquer criança com doença ou lesão grave, em estado crítico ou com quadro instável, necessita ficar numa Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos.

Neste sentido, são exemplos de doenças e situações que necessitam de uma internação na UTI pediátrica:

As crianças que estão criticamente doentes necessitam de uma monitorização cuidadosa (acompanhamento de pressão arterial, oxigenação, temperatura, frequência cardíaca e respiratória etc.) em uma unidade de terapia intensiva pediátrica (UTIP).

E quem são os médicos que trabalham em uma UTI e o que fazem?

Os pediatras de cuidados críticos coordenam o cuidado dessas crianças, que é formado por uma equipe de médicos, enfermeiros e especialistas. Eles usam os medicamentos especiais ou tratamentos que podem ser oferecidos na UTIP.

Que tipo de treinamento o intensivista pediátrico (médico que atua nas UTIs) recebe?

Intensivistas pediátricos são médicos formados que fazem residência (especialização) médica em pediatria (duração de 2 anos) e depois fazem especialização em atendimento pediátrico em UTI (2 anos).

Pediatras de cuidados críticos tratam as crianças desde o nascimento até a adolescência. Eles optam por cuidar das que estão muito doentes como núcleo de sua prática médica. Sua formação avançada e experiência os prepara para dar aos pequenos em UTIP os cuidados médicos de que necessitam.

Quais os tipos de tratamentos que os intensivistas pediátricos podem fornecer?

Especialistas em cuidados intensivos pediátricos geralmente fornecem os seguintes cuidados para as crianças que estão gravemente doentes:

Onde posso encontrar um especialista em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica?

O Hospital Infantil Sabará conta com leitos para que pais e filhos fiquem bem acomodados.

O Sabará tem médicos especialistas em cuidados intensivos pediátricos, provenientes das melhores escolas médicas do Brasil, além de um corpo de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, especialistas, capazes de dar o melhor tratamento para qualquer doença grave na faixa etária pediátrica.

Leia também: Por que escolher um hospital exclusivamente pediátrico?

Os melhores cuidados para crianças estão nas UTIs de hospitais exclusivamente pediátricos, pois:

Atualizado em 9 de fevereiro de 2024

Sair da versão mobile