PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Por que escolher um hospital exclusivamente pediátrico?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Por que escolher um hospital exclusivamente pediátrico?

Por que escolher um hospital exclusivamente pediátrico?

15/08/2023
  854   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Com a condenação de um grande hospital de São Paulo para pagar uma indenização pela morte de uma criança que estava internada, recebi várias indagações de como isso podia acontecer em um hospital tão conceituado? Para mim, uma das possíveis explicações está na falta de especialização dos hospitais gerais no atendimento de crianças complexas.

No Brasil, estamos acostumados com hospitais gerais, que fazem todo o tipo de atendimento, com alas de maternidade, pediatria, atendimentos de jovens, adultos e idosos. Porém, esta realidade é diferente em outros países, onde existem hospitais especializados que são apenas maternidades ou são hospitais de crianças e adolescentes ou ainda especializados em algum tipo de doença.

Nós do Sabará Hospital Infantil, ao contrário, somos um hospital exclusivamente pediátrico. O que significa isso? Significa que somos especializados em pediatria, ou seja, no atendimento de crianças de zero a dezoito anos. Aqui, atendemos da criança com alterações das mais comuns aos problemas mais complicados. Fazemos procedimentos dos mais simples aos mais complexos. Desde 2013, somos credenciados pela Joint Commition International.

Em 2022, fizemos quase 170 mil atendimentos e mais de 17 mil procedimentos cirúrgicos. Mais de 66 mil crianças já passaram pelos nossos profissionais. O Sabará Hospital Infantil compreende o hospital, mas também um ambulatório de especialidades pediátricas e um centro diagnóstico especializado em crianças e adolescentes.

A vantagem de hospitais exclusivamente pediátricos está, principalmente, em sua equipe de profissionais, que é especializada no atendimento a crianças, sabendo lidar com as diversas fases do desenvolvimento infantil. Você pode imaginar como é diferente o grau de entendimento de uma criança de 2, de 5 ou 10 anos, por isso, as abordagens devem ser de acordo com o nível de compreensão de cada paciente.

Nossos ambientes são decorados e propícios para diminuir o estresse e os equipamentos médicos, mobiliário e materiais de saúde são adequados para crianças e não adaptados de adultos para crianças. Nossas fisioterapeutas têm à sua disposição mais de 15 tipos de máscaras faciais para adequar ao tamanho do rosto ou à doença da criança, por exemplo.

No Sabará, todos os profissionais são treinados para lidar com as crianças e suas famílias. Eles gostam de fazer isso e procuram fazer com que a criança ou o jovem se sinta a vontade e saiba que será atendido da melhor forma.

Aqui, temos mais de 20 subespecialidades pediátricas e esses especialistas não são especialistas em adultos que estão atendendo crianças. São pediatras especializados nessas subespecialidades.

Em nosso hospital, a equipe multidisciplinar conta com child life especialistas: profissionais de nível superior, geralmente psicólogos, com formação complementar nessa profissão em faculdades americanas para dar suporte e ajudar a diminuir o estresse da internação e da doença das crianças, adolescentes e suas famílias.

Hoje, somos um hospital com pacientes complexos e com alto grau de necessidade de especialidades. Nossos leitos de UTI chegam a 40% do total de leitos e nossas unidades de internação contam com hospitalistas para cada 10 leitos, além de plantonistas 24 horas por dia. Com toda essa complexidade, contamos ainda com uma equipe de cuidados paliativos para cuidar desses pacientes de difícil manejo e de suas famílias durante suas múltiplas internações em muitos anos de acompanhamento.

O Sabará Hospital Infantil vem há cinco anos com taxas de ocupação acima de 90%, o que nos levou a procurar um local para fazermos uma expansão. O novo hospital duplicará a nossa capacidade e contará com o que há de mais moderno e atual no atendimento pediátrico, nos colocando ao lado de grandes hospitais pediátricos do mundo. Ao lado disso, construiremos o nosso edifício de ensino e pesquisa com 10 mil metros quadrados, com ambulatório de especialidades para atendimento na medicina suplementar e SUS.

Com tudo isso, a Fundação José Luiz Egydio Setúbal deve entregar para a população paulista o maior centro de atendimento médico pediátrico do Brasil, com grande capacidade de assistência médica, pesquisa, ensino de profissionais de saúde, geração de conhecimento e de informação em saúde infantojuvenil, além de fomentar projetos sociais e fazer a defesa da saúde das crianças e jovens brasileiros.

Assim, estamos cumprindo o nosso propósito de ter uma infância saudável para construirmos uma sociedade melhor, mais justa e igualitária.

Saiba mais:

https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/sabara-confirma-ser-o-melhor-hospital-para-o-publico-pediatrico/

https://institutopensi.org.br/extensao-bem-estar-integral-da-crianca-hospitalizada-contribuicoes-do-profissional-child-life/

https://institutopensi.org.br/sabara-hospital-infantil-nao-para-de-crescer/

Vídeos:

Cuidados Paliativos

https://www.youtube.com/watch?v=OB1SEOdnViE&t=7s

Child Life

https://www.youtube.com/watch?v=nfZ_vsIjKj0&t=43s

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.