PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Sabará Hospital Infantil não para de crescer
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Sabará Hospital Infantil não para de crescer

Sabará Hospital Infantil não para de crescer

13/12/2022
  167   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Neste ano, o Sabará Hospital Infantil completou 60 anos, mas ainda está em fase de crescimento se compararmos a uma criança.

Sua história começou com um pronto atendimento em um sobrado na esquina da Rua Alagoas com a Sabará e, a partir daí, iniciou uma trajetória de crescimento que continua até hoje. Na década de 70, fomos para a Rua Antônia de Queiroz e, há 12 anos, mudamos para o atual prédio da Avenida Angélica.

Desde 2018, o hospital vem com taxas de ocupação média acima de 95%, o que impulsionou um plano de expansão e resultou no projeto do Sabará Jardins, um grande hospital pediátrico na esquina da Avenida Rebouças com a Rua dos Pinheiros a ser inaugurado no final de 2025 e início das atividades em 2026: serão 200 leitos para atendimento de pacientes pediátricos e adolescentes com doenças complexas.

Esse ano já alugamos 20 leitos de um hospital de retaguarda nos jardins, com enorme sucesso. Com esses leitos, conseguimos passar pelo pico sazonal sem maiores problemas com a demanda por leitos de internação em uma época em que faltam leitos de pediatria na cidade de São Paulo. Foi uma experiência muito boa, não só para os pacientes, que gostaram muito, mas para todos os participantes: as operadoras, fornecedores, médicos, enfermeiros e toda a equipe administrativa.

No início de outubro, começamos a operação da Unidade II do Sabará Hospital Infantil, em um edifício praticamente na frente do prédio atual. O local, que alugamos por quatro anos, enquanto aguardamos a operação do Sabará Jardins, passou por uma modernização para receber 60 leitos. Com esses leitos, aumentaremos em 50% a nossa capacidade de internação e acabaremos com gargalos de espera. Também diminuiremos a fila de cirurgias, pois teremos um maior número de leitos por dia.

Outro benefício será a ampliação de nossas linhas de cuidado de pacientes complexos, que não têm como fazer acompanhamento na maioria dos serviços de pediatria no Brasil.

É muito bom ver o que conseguimos em quase 20 anos de trabalho árduo para transformar aquele pequeno hospital de 40 leitos nesse grande complexo de atendimento pediátrico que está se transformando o Sabará Hospital Infantil, juntamente com o Centro de Excelência, onde atendemos muitas especialidades pediátricas, o Instituto PENSI, onde são realizadas pesquisas clínicas e estudos sobre saúde infantil, eventos científicos, programas de residência médica, cursos de pós-graduação e diversos treinamentos. Ainda faz parte desse verdadeiro think tank de saúde infantil o Autismo e Realidade, que dá apoio às crianças com autismo e outras deficiências.

Tudo isso engloba a Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES), que faz a defesa da saúde das crianças e dos adolescentes. Com esse sucesso, conseguimos cumprir o nosso grande propósito:

“Infância saudável para uma sociedade melhor”

Assim, só tenho a agradecer a todas as pessoas que nos ajudaram nesses anos a construir essa instituição de sucesso e de prestação de serviços de excelência, reconhecidos por toda a comunidade médica, acadêmica e população em geral.

MUITO OBRIGADO A TODOS E TODAS!

 

Saiba mais:

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.